Exposição de gado mostra investimento na genética dos animais

A qualidade da genética esteve evidente na exposição e é reconhecido pelo expositor Teodoro Hillman, de Braço do Norte. Hillmann levou 19 vacas holandesas, com as quais conquistou oito troféus. Nas categorias da raça Holandesa, o produtor ganhou títulos com a Grande Campeã Jovem (até 36 meses), Melhor Úbere Jovem, Grande Campeã Adulta e Reservada Adulta. No concurso leiteiro, foi quem recebeu o tradicional banho de leite, por ser o vencedor com as vacas holandesas, jovem e adulta, que produziram a maior quantidade de leite em quatro ordenhas. A Grande Campeã Jovem produziu 74.655 quilos. A Grande Campeã Adulta produziu 101.540 quilos de leite. Segundo Hillmann, os prêmios são resultados do trabalho com dedicação. "Estamos sempre investindo no melhoramento da genética, cuidando bem da alimentação dos animais, bem como os tratando com carinho, higiene e dedicação", destaca.

Na raça Jersey, a premiação principal da categoria jovem ficou com Volnei Wilemann, proprietário da Grande Campeã. A Reservada Jovem ficou com Dilnei Tenfen, proprietário também da Grande Campeã Adulta. Tenfen garante que participou da premiação crente que levaria algum prêmio para casa. "Viemos preparados para ganhar", diz.

Valdir Schmoeller levou para casa o título com a Reservada Grande Campeã e, ainda, no concurso leiteiro, Schmoeller levou o troféu com a Grande Campeã Adulta, com 55.915 quilos de leite, produzidos em quatro ordenhas.

Na categoria jovem, a Grande Campeã que produziu 52,760 quilos de leite é de propriedade de Valdinei Rohling, que ganhou troféus com as reservadas das duas categorias, que produziram 51,260 quilos (jovem) e 53.620 quilos (adulta).

Fonte: Jornal Folha do Vale – Especial Expofortuna 2008, 27/6/2008