Futuro do serviço de água e saneamento será definido em breve

A renovação, ou não, do contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Rio Fortuna será definido em breve. O atual, que vigorou por 30 anos, encerrou em abril.

A intenção, de acordo com o prefeito Neri Vandresen, é passar os serviços de abastecimento de água e saneamento para o município. O prefeito defende a municipalização como melhor alternativa para buscar recursos – principalmente junto ao governo federal – para investir em saneamento básico, além de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Vandresen também defende a criação de um parque ecológico na área onde estão localizadas as nascentes dos riachos que abastecem a cidade. "Mas antes de tomar a decisão final vamos analisar cuidadosamente o contrato e a situação da Casan em Rio Fortuna", ressalta.

No mês passado, Vandresen esteve em audiência com o presidente da Casan, Walmor de Lucca. O prefeito foi acompanhado pelos advogados Daniel Gomes Ghislandi e Marta Regina Neckel e pelo assessor contábil Luiz Granzotto. Na audiência, Neri questionou o presidente da companhia sobre os projetos de investimentos em Rio Fortuna. "Queríamos saberpor exemplo, se há intenção de indenizar os proprietários de terrenos na bacia de captação de água e de ampliar o sistema de abastecimento e saneamento básico", acrescenta. Também foi solicitada a relação de investimentos realizados pela Casan e o custo com a manutenção dos serviços em rio Fortuna.

Vandresen destaca que a comunidade também será questionada sobre o assunto. Caso o município assuma os serviços, a Casan deve recorrer na justiça. "Eles deixaram claro que não pretendem abrir mão de prestar os serviços em Rio Fortuna", informou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Rio Fortuna