1ª alternância da Turma 3 do Cedejor em Lauro Muller Santa Catarina

Iniciou no dia 09 de outubro as atividades com 30 jovens da região das Encostas da Serra Geral em Santa Catarina. A 1º semana presencial no núcleo do Cedejor em Lauro Muller. Jovens de 9 municípios dos 11 que o Cedejor se propõe a atuar.
Jovens que apostam na sua formação integral, procurando o desenvolvimento pessoal e o de suas localidades de origem. Vieram propostos a serem atores relevantes nos seus espaços rurais. As atividades presenciais tiveram um diferencial, pois foram somente 3 dias no núcleo, decisão tomada juntamente com jovens e suas famílias, pois os mesmos se encontram em plena atividade agrícola, sendo período de plantio, onde contribuem, quando já não os são, os responsáveis pelas atividades nas Unidades de Produção Familiar.
Dias estes que foram de integração, de descobrir novos amigos, de conhecer os espaços, os educadores e a Instituição. Segundo o jovem Felipe Mazon “Esperava que fosse de um jeito, mas foi muito diferente. Pensava que seria muito difícil fazer amigos. Mas foi ao contrário, no primeiro dia já conhecíamos quase todo mundo, todos ficaram amigos”.
As atividades desenvolvidas pelos educadores procuraram nesse primeiro momento conhecer o jovem, algumas de suas experiências, suas localidades, seus desejos e anseios com relação ao Programa desenvolvido pelo Cedejor. Os jovens abriram espaço para o conhecimento e a integração com todo o grupo, segundo a jovem Aline Francisco Mendes “Não tinha um conhecimento de como funcionava o CEDEJOR achava que eu não iria gostar. Mas a realidade foi outra foi muito além do conhecimento, pois aprender a aceitar o outro foi uma ótima experiência”.
Encerraram a alternância trocando idéias de como iriam se encontrar e que atividades seriam desenvolvidas no próximo encontro, lembrando que muitas das informações serão trazidas por eles a partir do plano de estudo participativo, que tem como foco Juventude e Agricultura Familiar.


Fonte: Acessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Fortuna