Jovem de Rio Fortuna participará de intercâmbio nos EUA

O jovem Leonardo da Silva, 16 anos, está entre os 25 adolescentes que participarão do programa Jovens Embaixadores 2007, de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos. O estudante da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna, é o único representante de Santa Catarina na quinta etapa do programa. Leonardo soube do resultado pela Internet, no dia 10, quando o embaixador Clifford Sobel, em cerimônia na embaixada dos Estados Unidos em Brasília, anunciou o nome dos jovens selecionados. Foram cerca de dois mil inscritos em todo o país. Destes, 115 tiveram a documentação enviada para a embaixada dos Estados Unidos em Brasília e 25 foram selecionados para serem os novos “jovens embaixadores”.


Leonardo já havia participado do programa em 2005, quando também passou pela etapa estadual, porém não foi selecionado. Ele admite ter pensado em desistir. “Os critérios eram os mesmos do ano passado e o número de participantes maior. Não acreditava que pudesse ser selecionado”, conta.


Agora o jovem aguarda contato da embaixada americana para providenciar a documentação para a viagem. Desde que foi anunciado o resultado, Leonardo tem mantido contato com outros jovens embaixadores que participarão do intercambio em 2007. Ele e os outros 24 embaixadores viajam para os EUA em janeiro, onde ficam 14 dias. Serão cinco em Washington, que incluirão visitas aos principais monumentos, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade. Nos outros nove, ficarão em um estado vivenciando o dia-a-dia de uma família norte-americana, freqüentarão aulas em uma “high school“, escola de ensino médio nos Estados Unidos, e farão apresentações sobre o Brasil. Para participar do programa, os jovens, com idade entre 15 e 18 anos, precisam ter bom desempenho escolar, conhecimento da língua inglesa, cursar o ensino médio em escola pública, ter iniciativa e boa desenvoltura social, além possuir perfil de liderança e estar engajado em trabalhos voluntários. Aluno da segunda série do ensino médio, Leonardo sempre teve boas notas na escola e há quatro anos faz curso de inglês numa escola de Tubarão. O trabalho voluntário é realizado por meio do LEO Clube, do qual é o atual presidente.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: Leonardo da Silva – 3653-1151


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Fortuna