Vigilância Epidemiológica alerta para cuidados em cemitérios

Com a proximidade do feriado de Finados, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina emitiu documento que alerta sobre os cuidados com vasos e flores nos cemitérios. A medida visa conscientizar acerca dos perigos da proliferação do mosquito da dengue, cujos casos aumentaram significativamente em Santa Catarina.

A principal orientação da Vigilância Epidemiológica diz respeito às flores depositadas sobre os túmulos. Devem ser evitados recipientes que acumulem água. Os vasos que forem expostos devem estar perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda. Não é permitido o uso de sacolas plásticas ou pratinhos nos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes.

No ano de 2023 foram registrados, até o final de outubro, 60.040 focos do mosquito em 236 municípios, sendo que destes, 153 estão na condição de infestados pelo mosquito. São 117.294 casos de dengue confirmados, somente em 2023, e 97 óbitos pela doença. Quanto aos casos de chikungunya, foram notificados 845, sendo que 47 foram confirmados.

A Vigilância Epidemiológica ainda alerta que o grande volume de chuvas que ocorreram nas últimas semanas e a proximidade do feriado de finados podem favorecer o desenvolvimento do mosquito em ambientes urbanos. Além disso, a previsão para os primeiros dias de novembro também é de chuva.