Prefeito solicita apoio para aumento do efetivo policial.

  Uma das cobranças da Administração Municipal de Rio Fortuna é para o aumento do efetivo da Polícia Militar do município. Junto à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, o prefeito Lindomar Ballmann solicita empenho do Governo do Estado para que a região seja contemplada com novos policiais, garantindo dessa forma um efetivo mínimo para o atendimento 24 horas em todos os municípios.   

  Para o prefeito, a reivindicação é necessária para garantir mais segurança aos 4.500 habitantes de Rio Fortuna, visto que a cobertura policial não abrange todos os períodos diários.  “Atualmente o número de Policiais Militares que atuam em nosso município não é suficiente para dispor de policiamento 24 horas. Embora os índices de criminalidade são baixos, entendemos que a segurança é um direito dos cidadãos e que a falta de efetivo policial será um atraente para a criminalidade”, argumenta o prefeito Lindomar.  

  A solicitação também vai ao encontro da real necessidade da Polícia Militar, tendo em vista que nos últimos tempos policiais foram transferidos ou aposentaram-se, sem haver a devida reposição. “A nossa expectativa é com a formatura de quase mil novos policiais militares em Santa Catarina, que acontecerá nos próximos dias. Com a incorporação destes novos profissionais, todas as regiões devem ser contempladas com o reforço no efetivo. Esperamos ser atendidos”, complementa o chefe do Executivo.   

  Outra medida que irá fortalecer a segurança pública em Rio Fortuna é a instalação do sistema de videomonitoramento, através do programa Bem-Te-Vi.  O município foi contemplado com seis câmeras e uma central de videomonitoramento, as quais já estão em fase de implantação. O efetivo funcionamento iniciará após a adequação da estrutura física da Delegacia de Polícia Civil ser concluída.  Também está em vigor o programa “Segurança Cidadã”, envolvendo prefeitura municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e comunidade. O projeto sugere a reestruturação do Conselho de Segurança (Conseg) e a implantação do programa Rede de Vizinhos nas comunidades de Rio Fortuna, além de ações de prevenção individual e patrimonial com o intuito de aumentar a sensação de segurança aos moradores da cidade.