Munícipes conhecem potencial turístico da região

Para completar as visitas com o intuito de conhecer a realidade do programa “Acolhida da Colônia”, cerca de 16 agricultores de Rio Fortuna se deslocaram até Urubici, na serra catarinense, onde conheceram as propriedades que investem no turismo rural.   O próximo passo é reunir um grupo de interessados para que seja firmado um acordo ou parceria junto a Acolhida ou Epagri a fim de receber suporte técnico e orientações.

Durante a visita, realizada no início do mês, os visitantes tiveram a oportunidade conhecer estabelecimentos de vários segmentos da agricultura familiar parceiros da Acolhida da Colônia: Café Sabor da Roça, Sucos Celestino, Pousada Sítio Arroio da Serra e Pousada e Museu Beckhauser. Segundo o diretor de Turismo, Alex Ricken, a cidade de Urubici é rica em experiências com o turismo em diferentes segmentos.  “Assim como no passeio realizado nas propriedades de Santa Rosa de Lima, em maio deste ano, conhecemos a realidade destes empreendimentos, ver como realmente funciona o projeto e buscar inspiração para a instalação de futuros negócios ”, analisa.   

A proposta da Acolhida da Colônia é bem diferente: trata-se do agricultor que acolhe. Os empreendimentos seguem a linha do turismo rural e oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar a simplicidade do campo, fortalecendo dessa forma a agricultura familiar e o agroturismo ecológico. “Temos um riquíssimo potencial cultural e gastronômico que pode ser aproveitado, e para isso é preciso incentivar estas famílias a investir no segmento, diversificando as opções de lazer e a oferta de produtos”, menciona o prefeito Lindomar Ballmann.

A iniciativa de fomentar o apoio ao agroturismo surgiu da necessidade de proporcionar conhecimento e acesso a estruturas de pontos turísticos que os munícipes tenham intenção de desenvolver, para o aproveitamento de territórios ou recursos de Rio Fortuna. Para isso, no início do ano, foi realizada a palestra de “Conscientização do Potencial Turístico Rural Familiar”, com programação das visitas técnicas. Com este passo concluído, um diagnóstico do agroturismo na região deverá ser elaborado, e após, a última etapa que consiste na implantação, com a formação de uma associação de produtores responsáveis pela “Acolhida na Colônia”.