Halloween é tema de atividades na Escola Professor José Boeing

O preto, roxo e laranja deram um colorido diferente aos corredores da Escola Municipal Professor José Boeing na semana passada. As cores também invadiram a sala de inglês e a biblioteca. Tudo para lembrar o Halloween. A data, que não é comemorada no calendário brasileiro, foi tema de atividades que envolveram várias disciplinas, especialmente as aulas de Inglês.

O Halloween é muito comemorado nos Estados Unidos e foi utilizado para que os alunos, além de conhecer a língua, aprendessem mais sobre a cultura do país. As professoras da língua estrangeira, Daiane Benedet Buss e Marléia Roecker, incentivaram uma pesquisa sobre os símbolos do Halloween, a origem da data e o vocabulário relacionado ao tema. As descobertas dos alunos foram divididas com toda a turma. Na disciplina de Arte, os alunos prepararam a decoração da escola.

Na sexta-feira, 31 de outubro, os alunos foram convidados a virem fantasiados. O recreio foi estendido em 10 minutos com músicas de Halloween e o lanche foi bolo de feijão em formato de sepultura e laranjas formando uma abóbora. Na aula de educação física, a professora organizou a eleição das fantasias mais tenebrosas. Os alunos também participaram de atividades como a corrida de vassouras, a maçã na bacia d’água e a múmia de papel higiênico.

 

Incentivo à leitura

A biblioteca da escola também foi decorada com temas que lembravam a data. A professora Nívia Ricken Turazzi, coordenadora do projeto de incentivo à leitura, aproveitou a data para realizar atividades que despertassem nos alunos o interesse pelos livros. “Toda forma de literatura é importante, seja escrita, oral ou dramatizada. A valorização e o incentivo podem ser feitos usando a criatividade. O Halloween é um ótimo tema para isso”, destacou. Vestida à caráter, a professora contou histórias e apresentou vídeos para as crianças.