Defesa Civil de SC divulga avisos meteorológicos

AVISO METEOROLÓGICO I: Nesta quinta-feira o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e especialmente a partir da noite na Grande Florianópolis. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte e persistente atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Devido à formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral de SC há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.Nos próximos dias, o acumulado de chuva mais uma vez vai superar facilmente o esperado para junho, podendo ocorrer pontuais de 200 a 300mm, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revizados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. 

AVISO METEOROLÓGICO II:  A partir da próxima sexta-feira, dia 27, áreas de baixa pressão se intensificam entre o Litoral Sul de SC e norte do RS, dando origem a um ciclone extratropical. No fim da sexta-feira o vento de sul ganha força no Litoral com rajadas máximas de 80km/h a 100km/h, podendo superar estes valores no sábado e domingo, especialmente em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado a grosso, conforme escala, com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado e domingo ao sul de Itajaí e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período, com RESSACA no Litoral catarinense, principalmente ao sul de Itajaí.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram
Em atualização.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil