Jovens conversam com prefeito Silvio Heidemann

Rio Fortuna – SC, 26 de Janeiro de 2010.
Exmo Senhor Silvio Heidemann
DD Prefeito Municipal
Rio Fortuna

Carta da Juventude Rural ao Poder Público Municipal de Rio Fortuna / SC

Senhor Prefeito;

Através desta, salientamos a importância das questões relacionadas às necessidades da juventude do Município de Rio Fortuna. Como Vossa Excelência já deve ter conhecimento o trabalho com a juventude neste município já vem sendo realizada há quatro anos, quando teve inicio o Projeto de Juventude Rural em movimento. A partir daí, várias propostas foram abordadas, também elaborado o Plano Municipal Participativo de Juventudes de Rio Fortuna e o Departamento de Juventudes. Mas apesar da luta e da persistência de muitos jovens não obtemos sucesso com o andamento das propostas.
Buscamos a construção de um novo momento, onde a nossa juventude possa ser inserida nas questões sociais do município, fortalecendo assim as chances de permanência no meio onde vivemos, junto de nossas famílias.
A condição oferecida ainda hoje ao jovem Riofortunense, não tendem a ser atrativas para a sua permanência no município, principalmente no meio rural, devido ao empobrecimento de oportunidades aqui existentes.
No anseio de melhorias nas condições que hoje estão propostas a realidade juvenil de Rio Fortuna, buscamos um novo momento, este sendo de transformação e evolução.
Por isso convocamos o poder público a participar conosco neste momento na fomentação na busca pela informação e acesso a comunicação em todos os cantos e recantos de nosso município.
Salientamos as precariedades de comunicação, seja por meio de sinal de telefonia fixa ou móvel, bem como o de internet em todo o município. Serviços estes que hoje surgem como imprescindíveis ao momento em que vivemos, na era da inclusão digital.
Dirigimo-nos ao Poder Executivo de nossa cidade, para que sejam implementadas políticas efetivas, capazes de oferecer perspectivas e propiciar cidadania plena, com o oferecimento de serviços básicos ao jovem de hoje, oportunizando o desenvolvimento rural e econômico do nosso município, dando assim continuidade a atividade agrícola familiar para as futuras gerações e evitando também problemas sociais oriundos do êxodo rural.
Assim, nós cidadãos e representantes do Coletivo Municipal da Juventude de Rio Fortuna, inserimos abaixo propostas que devem ser prioridade do Poder Público Municipal para com os jovens Riofortunenses.
Dentre os encontros feitos por jovens de todo o município, destacamos algumas prioridades para a permanência e desenvolvimento da juventude de Rio Fortuna. Entre elas estão:

*Respostas concretas sobre as proposições já apresentadas no Plano Municipal Participativo de Juventudes de Rio Fortuna.
Dentre tantas, estas são apenas algumas das necessidades que a juventude propõe para que o Poder Público haja, e apresente uma rápida resposta do que já foi encaminhado e está sendo proposto nesta carta.

Atenciosamente,
Geovanio Wens

Diego Rech

Representantes do Sintraf de Rio Fortuna na micro litoral sul de SC

JUVENTUDE RIOFORTUNENSE

Carta ao Poder Publico de Rio Fortuna

Depois de muito trabalho e organização no coletivo Regional e Municipal os jovens de Rio Fortuna defenderam seus interesses e levaram uma Carta ao Poder Publico levantando propostas que a juventude Riofortunese mais precisava como, por exemplo:

* Ampliar os serviços de Internet, telefonia fixa e móvel principalmente nas comunidades do interior do município;* Criação de um espaço nos meios de comunicação para a apresentação de trabalhos desenvolvidos pela juventude no município;*Proporcionar a formação de professores com a relação à realidade da agricultura familiar do município;*Concentrar esforços em prol da instalação de escolas técnicas já propostas em nosso município e região;

Prioridades Levantadas em Rio Fortuna.
Coletivo Municipal de Juventudes de Rio Fortuna – 22/01/2010

Micro Região:
* Prioridade na organização da produção e comercialização visando à valorização do produto;
* Criação de escolas técnicas regionais bem como uma extensão da Universidade Federal;
* Criação de um informativo regional e espaços de comunicação especificados para divulgar assuntos a JUVENTUDE, possibilitando assim as trocas de experiências;

Coletivo Municipal de Rio Fortuna;
* Criação de um informativo regional e espaços de comunicação especificados para divulgar assuntos a JUVENTUDE, possibilitando assim as trocas de experiência, buscando espaços nos jornais locais, a nas rádios em que o município possa ter acesso.
* Priorizar (Internet e telefone fixo e móvel);
*Formação de professores com a relação à realidade da agricultura familiar do município;
* Criação de um documento pautado a prioridade no acesso a internet no campo e priorizar a execução das ações propostas  no Plano Municipal da Juventudes de Rio Fortuna – PMPJ;

Outros Encaminhamentos;

Comissão para montar a carta

Anderson Buss Feldhaus
Reinaldo de Souza
Geovanio Wens
Evandro Boeing
Maria de Lurdes Blomer
Assessoria – Thiago M. Koscrevic
Deliberação; Reunião na terça-feira dia 25/01/2010 na Câmara de Vereadores de Rio Fortuna.

Representantes da Municipal para a Micro

* Geovanio Wens