Pontes oficialmente entregues à população

Com a presença de autoridades e população local, a administração municipal de Rio Fortuna inaugurou as obras de construção de cinco pontes de concreto armado nas comunidades de Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu.  A solenidade de inauguração ocorreu na noite de sexta-feira, 12 de abril, no Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, em Rio dos Bugres.

O convênio inicial foi firmado em 2010, na gestão do ex-prefeito Silvio Heidemann (em memória), onde seis das 11 pontes previstas foram executadas.  Entretanto, devido a entraves burocráticos, o Executivo não pôde dar seqüência ao projeto. O diretor executivo da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Celso Heidemann, destacou a parceria realizada entre a entidade e a prefeitura para a concretização dos projetos.  “Há nove anos quando se iniciou as tratativas, era um projeto visto com muito carinho, tamanha sua usabilidade para a população. Foram 11 projetos entregues a Rio Fortuna, sem custos para a prefeitura, e após empenho de outras lideranças, foi possível executá-los em sua totalidade”, apresentou o diretor.  Os projetos realizados a partir da assessoria técnica da Amurel são essenciais para os municípios de pequeno porte. “Sabemos das dificuldades financeiras que os gestores encontram, por isso, através desta parceria com a Amurel, os projetos são executados sem custos, facilitando a busca de recursos apenas para a execução das obras. Ficamos imensamente felizes por contribuir e fazer parte da história dos municípios”, relata o diretor, Celso Heidemann.

A obra de construção das cinco pontes restantes foi executada através de um convênio firmado entre o Município e a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, e teve investimento total de mais de R$ 300 mil.  “A colocação da estrutura em concreto armado agora é uma realidade, fruto de um grande esforço para desburocratizar o andamento do convênio. As novas pontes garantem o deslocamento seguro de moradores e melhor qualidade para o escoamento da produção agrícola”, mencionou o prefeito Lindomar Ballmann durante a inauguração.

As cinco pontes estão concluídas e liberadas para o tráfego. “A obra foi na época, a menina dos olhos para a gestão municipal. Tivemos este desafio de desburocratizar o projeto e finalmente concluir as cinco pontes restantes, que são de grande importância para os nossos munícipes, afinal, o grande desafio de um gestor é manter as condições de ir e vir do cidadão, com boas estradas e pontes seguras”, completou Ballmann.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling, “Tavico” reforça que obras como estas não representam custos para a administração, e sim investimentos. “São inúmeros os benefícios à população. As pontes de concreto têm maior durabilidade e além de proporcionar maior segurança aos motoristas, representam redução de custos com a manutenção. Destaco também a parceria que o Legislativo mantém com o Executivo, pois quando se caminha junto, é possível alcançar bons resultados”, discursou o presidente.

Rani Junior, assessor da deputada federal Angela Amin, mencionou o carinho da família da Amim com o Município de Rio Fortuna e a destinação dos recursos para a concretização do projeto. A família do ex-prefeito Silvio Heidemann (em memória), também foi aclamada durante a solenidade de inauguração.