Horta escolar estimula educação alimentar

Através do projeto de Educação Alimentar e Nutricional, que tem como tema “Educando com Horta”, as crianças  atendidas do Centro de Educação Infantil Analíria Willemann de Freitas participam da produção de uma horta no ambiente escolar. A atividade tem como objetivo demonstrar a importância de cultivar e valorizar a natureza, e consiste de cinco etapas: Visitação à horta, apresentação, plantio, acompanhamento da plantação e colheita e realização da oficina culinária.

Na última sexta-feira, 22 de março, as turmas do maternal foram levadas ao espaço destinado ao cultivo das hortaliças e após explicações da equipe técnica, realizaram o plantio de mudas de repolho, rúcula, brócolis, espinafre, alface, entre outros.  Segundo a nutricionista responsável, Daiane Willemann, o planejamento é feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. “Semanalmente, as crianças serão levadas pelo professor ao local para acompanhar o desenvolvimento da planta, bem como deverão irrigar e cuidar, e a cada semestre, podem ser escolhidos variados tipos de verdura para serem cultivados”, detalha.   

Assim que o cultivo estiver apto a ser utilizado na alimentação será, aos poucos, utilizado para atividades diversas e também na cozinha para complemento do cardápio escolar. Nos lanches, os alunos experimentarão as hortaliças que eles cultivaram através de diversas receitas.   “Com a fase final do projeto, que consiste na Oficina Culinária, serão preparadas receitas junto às crianças, valorizando a atividade desenvolvida por elas, estimulando o consumo de hortaliças em preparações diferenciadas. Mensalmente serão encaminhadas essas receitas na agenda de cada uma juntamente com o cardápio”, completa a nutricionista.  

O objetivo do “Educando com Horta” é levar às crianças a conscientização de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. A diretora do Centro de Educação Infantil, Romeli Da Rolt Machado, destaca que projeto é um valioso instrumento educativo, que permite a realização de diversas atividades em sala de aula. “Além de proporcionar a conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, estimula o interesse das crianças pelo consumo de um alimento saudável e nutritivo. A atividade será continuada, portanto, a cada ano, novas turmas poderão dar continuidade ao projeto”, complementa a diretora.   

No término do ano, cada criança receberá sementes de algum tipo de hortifruti para que possam ser cultivadas em casa com seus pais e uma tabela de plantio elaborada para a colheita e os cuidados com as espécies cultivadas na escola.