Reiniciam obras em ruas e rodovias municipais

Após um longo período de espera, os moradores das ruas Frederico Willemann e Geraldo Vandresen e das rodovias municipais RFA-455 e acesso ao Rio Otília tem os primeiros motivos para comemorar. As máquinas, da secretaria de Transportes e Obras e da Alfa, vencedora da nova licitação, voltaram a trabalhar nas vias esta semana. A previsão é de que as pavimentações estejam concluídas até o final do ano.
A "novela" destas obras iniciou em 2010, quando foram assinados os convênios com a Caixa Econômica Federal para o repasse dos recursos. A empresa vencedora da licitação, a Reomar (de Curitiba – PR), não cumpriu com suas obrigações contratuais. "Assumimos, em janeiro, com este problema para resolver", destaca o prefeito Lourivaldo Schuelter, o "Pita". A primeira tentativa foi convocar a empresa para executar a obra. "Em abril as máquinas da prefeitura prepararam as ruas para receber a camada asfáltica, porém, mais uma vez, a empresa não cumpriu com sua parte", lembra Pita. "Eles não cumpriram nenhum dos prazos estabelecidos. Foram totalmente irresponsáveis", desabafa o chefe do executivo.
A solução foi reincidir o contrato e realizar uma nova licitação. "Por isso a obra está sendo executada apenas agora. Tivemos uma série de prazos e trâmites burocráticos para cumprir, entre eles, a abertura de uma nova licitação", informa o prefeito. "Nossas idas a Brasília também foram importantes para conseguirmos um prazo maior para a execução das obras. Prolongar este prazo era essencial para que Rio Fortuna não perdesse estes recursos", acrescenta.
O prefeito acredita que até o final do ano as obras estejam totalmente concluídas. "O trabalho segue a todo vapor. Nossa equipe trabalha o dia todo para finalizar o que é contrapartida da Prefeitura. Enquanto isso, as máquinas da Alfa já fazem sua parte", destaca o prefeito. "Sabemos que toda obra causa transtornos, mas estas, em especial, causaram muitos inconvenientes para quem utiliza as vias e, principalmente, aos moradores", lamenta. "Queria deixar claro que a administração não mediu esforços para que o problema fosse resolvido. Se as obras voltam a sair do papel somente agora, é porque tivemos muitos prazos para cumprir", reforça Pita.