Festa do Colono acontece em Rio Bravo Baixo

A tradicional Festa do Colono, em Rio Fortuna, acontece este ano na comunidade de Rio Bravo Baixo. O evento, alusivo às comemorações ao Dia do Agricultor, é realizado pelo Município de Rio Fortuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Fortuna, e acontecerá na quinta-feira, 25 de julho.  A entrada é franca.   

Para marcar a data, será celebrada uma missa na Igreja da comunidade, às 19 horas. Logo após acontece a cerimônia de abertura no Centro Comunitário São Clemente.  Durante a Festa do Colono haverá sorteio de brindes, serviço de bar e cozinha, e baile com a banda Invasão.        

O prefeito em exercício, Neri Vandresen (PR), lembra que o evento é uma forma de valorizar e relembrar a luta do agricultor. “Por isso acontecem nas comunidades, como uma forma de aproximação com os homenageados. É um dia para o homem do campo confraternizar e sair da rotina”, destaca Vandresen.        

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghesan Zanelato completa que a os preparativos dos cozimentos ficam sob responsabilidade da comunidade e os lucros são revertidos conforme decisão do grupo. O presidente do Sintraf, Lourivaldo Bloemer destaca que desde 2005 é realizado o sorteio para definir o local das festividades de cada ano. “Desde então a festa se consolidou como um marco, sendo uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra”, declara.