Grão-Pará sedia evento para jovens rurais das Encostas da Serra

Cerca de 300 jovens são esperados para o primeiro Seminário Juvenil de Desenvolvimento Territorial das Encostas da Serra Geral, no dia 26, em Grão-Pará. O objetivo é trabalhar a perspectiva de desenvolvimento sustentável nos espaços rurais da região, com base na iniciativa de jovens e com abordagem territorial. A proposta, encaminhada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), será organizada por instituições da região.

O seminário contará com a presença do coordenador do Movimento de Organização Comunitária (MOC) – Bahia. O jovem explanará sobre a experiência de mobilização juvenil naquele estado. O engenheiro agrônomo Sérgio Pinheiro, da Epagri de Florianópolis, falará sobre o projeto de desenvolvimento para o território das encostas da Serra Geral. Também serão apresentadas ações de desenvolvimento territorial implantadas por jovens na região.

Divididos em grupos temáticos, os participantes vão debater temas como empreendedorismo; agroturismo; agroecologia; políticas públicas para a juventude, sucessão familiar/gênero; arte, cultura e lazer; formação e economia solidária.

Paralelo ao evento haverá exposição de atividades desenvolvidas por jovens no território das Encostas da Serra Geral e apresentações culturais com a Banda Municipal de Santa Rosa de Lima e danças alemãs e italianas. O evento está sendo organizado pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), com a colaboração das prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, Microbacias 2/ Epagri, SEBRAE/SC, universidades, Secretaria Regional de Desenvolvimento de Braço do Norte, além das instituições das Encostas da Serra Geral que acompanham o processo de formação de jovens.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Rio Fortuna.