Mesas de jogos estimulam aprendizado de alunos durante o recreio

Ampliar o aprendizado da sala de aula através de jogos e melhorar a qualidade do recreio dos alunos é o objetivo de um projeto realizado na Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna.  Nesta semana foram inauguradas cinco mesas de jogos lúdicos, que ficam disponíveis durante o horário do intervalo.   A atividade reúne estudantes do ensino infantil e séries iniciais, que além de acesso a conceitos de matemática, raciocínio e lógica, se divertem enquanto brincam.

A diretora Heloísa Heidemann Wiggers esclarece que o projeto nasceu devido a uma necessidade de aprimorar o intervalo dos alunos, proporcionando um momento agradável, aliado ao aprendizado.  “O horário dos recreios escolares é bem agitado, por isso propomos um momento em diversão mais calmo, com qualidade, socialização e informação para os alunos”, menciona a diretora.

O projeto é realizado duas vezes por semana, sempre as terças e sextas-feiras, fora do horário das aulas. Os jogos contemplam os tradicionais Jogo da Velha, Damas, e outros personalizados pelo corpo docente, como Corrida dos Bichos, Arca de Noé e Trilha da Matemática.  “O jogo desenvolve pensamento, e isso é legal porque temos que pensar e se concentrar”, elogiou a estudante Yara Dircksen Ricken, de 8 anos. Ela é uma das crianças que jogava Damas com os amigos na manhã de quarta-feira, 20 de setembro.

Ao longo dos dias de atividade, os Guardiões da escola – grupo formado pelos próprios alunos – monitoram o desenvolvimento do projeto e o recreio. “Os Guardiões colocam as peças sobre as mesas, e no final do recreio também recolhem, trabalhando desta forma a organização e responsabilidade, prezando sempre pelo respeito ao próximo e partilha mútua”,  explica a diretora Heloísa. “Os grupos também verificam a dinâmica do horário de intervalo, monitorando possíveis brigas e desentendimentos, colaborando com os colegas para aproveitarem melhor o horário de diversão”, completa a diretora.

As mesas de jogos foram providenciadas e personalizadas com a ajuda dos funcionários da escola municipal. Até o final do ano letivo também está previsto a colocação de uma mesa com jogo de futebol, e instalação de um parque com reutilização de pneus.