Rio Fortuna é a 25ª melhor cidade do Brasil para se viver

Rio Fortuna volta a ser destaque na mídia regional, estadual e até nacional. A cidade está entre as 50 melhores para se viver no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O município ocupa a 25ª posição no ranking nacional, empatada com Blumenau (SC) e Presidente Prudente (SP). Em 2003, ocupava o 209º lugar.
Na escala do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que vai de zero a um, Rio Fortuna alcançou o índice de 0,806. Quanto mais próximo de um, melhor o desenvolvimento humano da cidade. Na Amurel, é a primeira colocada. Tubarão vem em segundo, ocupando apenas a 53ª posição no mesmo ranking. Em Santa Catarina, a cidade ficou entre as dez primeiras colocadas, em sexto lugar, junto com Blumenau.
As informações foram divulgadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na segunda-feira, 29. O “Atlas Brasil 2013” apresenta os índices dos 5.565 municípios brasileiros. O IDHM é constituído pela avaliação de mais de 108 indicadores, entre eles, saúde, educação e renda. Não é a primeira vez que a cidade aparece no topo de uma lista do PNUD. Em 1998, teve a maior expectativa de vida ao nascer – 73,8 anos – entre os municípios brasileiros. Conforme os dados apresentados pelo PNUD em 2013, hoje o índice de longevidade é de 75,8 anos.
Para o prefeito Lourivaldo Schuelter, o Pita, os dados retratam uma população preocupada com sua saúde, educação e qualidade de vida. “Rio Fortuna é uma cidade de pessoas que buscam viver com mais qualidade de vida, que cuidam da saúde, aperfeiçoam seus conhecimentos em anos de estudos e, principalmente, trabalham incansavelmente para oferecer melhores condições de vida aos seus familiares. E isso tudo é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca. “Se Rio Fortuna hoje está entre as melhores cidades para se viver do Brasil, os méritos são de quem vive aqui e de quem, lá no passado, deu sua contribuição para que chegássemos até aqui”, finaliza.

 

Veja mais em:

Exame On-Line – http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-50-melhores-cidades-do-brasil-para-se-viver-segundo-onu?p=28

ND On-Line – http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/90691-santa-catarina-tem-23-cidades-na-lista-das-100-melhores-para-se-viver-no-brasil.html

Folha O Jornal – http://www.folhaojornal.com.br/rio-fortuna-entre-as-melhores