Equipe avalia situação do COVID-19 e mantém atividades momentaneamente

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu nesta manhã de segunda-feira, 16 de março, a equipe de profissionais, corpo clínico, setor de Vigilância e Epidemiologia, bem como o Executivo para avaliar a atual situação de saúde Corona vírus (COVID-19), bem como definir ações para esclarecer orientar e atender a população de Rio Fortuna.  

Neste momento, todas as atividades do órgão público municipal serão mantidas, porém, recomenda-se que a população adote as medidas de prevenção. O secretário de Saúde, Neri Vandresen, alerta que não há motivos para pânico, e é preciso conscientização. “Não temos casos no município, mas momento precisamos adotar as medidas de prevenção para evitar um possível contágio. A situação ainda está controlada e cada um deve fazer sua parte adotando mudança de comportamento e rotina para o enfrentamento do coronavírus”, esclarece o secretário.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus.Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. “Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus”, avalia a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Eliane Fregulia.   

Além disso recomenda-se evitar eventos públicos e aglomerações com mais 100 pessoas, e viajar somente quando necessário.   

Outras medidas pontuais serão tomadas pela administração municipal. O prefeito Lindomar Ballmann reunirá o secretariado para avaliar as demais ações.  

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Mediante os sintomas, a população pode buscar os serviços na Unidade Básica de Saúde, que avaliará a situação conforme o quadro clínico do paciente. Se enquadrar como caso suspeito, amostras são coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (LACEN)  para identificação do coronavírus (COVID-19).