Sistema de videomonitoramento deve ser instalado até final do ano

O processo para a instalação do sistema de videomonitoramento no município de Rio Fortuna, através do programa Bem-Te-Vi, avança mais uma etapa. Nesta quinta-feira, 27 de julho, o prefeito Lindomar Ballmann participou de uma reunião na sede da Delegacia de Polícia Civil com lideranças da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e os representantes das empresas responsáveis pela instalação do sistema.   Entre os assuntos, adequações necessárias da estrutura física da delegacia, estudo dos pontos que receberão as câmeras de segurança, bem como a previsão de entrega dos equipamentos.

O subtenente da SSP, Aldo Camargo, destacou que o programa é extremamente importante no que tange à segurança Pública dos municípios. “As câmeras inibem a prática criminosa e agilizam o tempo de resposta no atendimento às ocorrências. Elas são instaladas principalmente em locais com grande movimentação de pessoas, como praças, próximas a agências bancárias e escolas”, mencionou o subtenente.

O programa Bem-Te-Vi integra o Pacto pela Segurança é uma parceira entre o Governo do Estado com prefeituras catarinenses.  O município de Rio Fortuna foi contemplado com seis câmeras de segurança e uma central de videomonitoramento. No entanto, ainda será avaliado o estudo dos pontos onde os equipamentos serão instalados. “A previsão é de que o sistema seja instalado até o final do ano, pois primeiramente será adequada a estrutura física da delegacia. As imagens das câmeras de segurança também são compartilhadas com a Polícia Civil, o que facilita o trabalho de investigação e de identificação de criminosos”, completou o delegado da Polícia Civil, Cristiano Leo Fabini.

O prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, lembra que, em 2013, foi firmado um convênio com o Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para a instalação e manutenção do sistema.  “Porém, a prefeitura teria que dar uma contrapartida de R$ 80 mil. O valor é significativo, por isso a Acirf propôs com seus associados a ideia de ajudar financeiramente. O comércio colaborou com aproximadamente R$ 15 mil, a Câmara de Vereadores contribui com R$ 10 mil e o restante é de responsabilidade do Município”, pontua Ballmann. “A sociedade foi parceria neste projeto e precisamos dar o retorno. Estamos ansiosos para a instalação das câmeras, que serão necessárias para proporcionar mais segurança e inibir práticas criminosas”, completa o prefeito.

Também participaram da reunião o responsável pela Polícia Civil em Rio Fortuna, Adriano Heidemann; o delegado da Polícia Civil da Comarca de Braço do Norte, Cristiano Léo Fabiani, os representantes das empresas Coringa e Contato, Robson da Rosa e Jaison do Canto, responsáveis pela instalação do sistema, além dos policiais militares de Rio Fortuna.