Prefeito cobra agilidade para funcionamento do Cedup

A morosidade do processo para conclusão das obras complementares do Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) de Rio Fortuna bem como a implementação dos cursos foi pauta de uma conversa entre o prefeito Lindomar Ballmann, a Secretária Adjunta da Educação do Estado, Elza Marina da Silva Moretto, e o Secretário Regional de Braço do Norte, José Ricardo Medeiros. O encontro ocorreu na tarde do último sábado, 08 de julho, durante a inauguração da Escola de Educação Básica Fridolino Hülse, em São Martinho.

“Nosso desafio é continuar cobrando do Governo do Estado celeridade no andamento das obras do Cedup para efetivar em breve o funcionamento da unidade de ensino.  Esta também é uma cobrança dos munícipes, que desde 2011 estão acompanhando a obra”, menciona o prefeito, que recebeu a notícia de que o projeto pedagógico foi aprovado recentemente pelo Conselho Estadual de Educação. “Durante nossa conversa, a Secretária Adjunta Elza Moretto confirmou que este passo foi dado. Inicialmente serão efetivados os cursos de zootecnia e agroindústria, voltados para a agricultura familiar”, complementa o prefeito de Rio Fortuna.  

Nos próximos dias o prefeito Lindomar Ballmann e a 35º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte irão promover a primeira reunião com a Comissão Regional responsável pela discussão do projeto do Cedup. Os membros da comissão foram nomeados durante uma reunião com o diretor de articulações municipais da Secretaria de Estado de Educação, Osmar Matiola, prefeitos e secretários de educação dos municípios que integram a ADR, no Restaurante do Zato em Rio Fortuna em abril deste ano.  

O Cedup
A obra tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados e faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Ela contará com a ajuda do Estado, que terá o compromisso de arcar com a manutenção da escola e a mão-de-obra dos professores.  A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca.