Oficina irá diagnosticar atrativos para o turismo rural em RF

Entidades, lideranças e produtores rurais de Rio Fortuna devem participar da oficina participativa, etapa de Inventário e Mapeamento, do projeto de Desenvolvimento Regional Turismo Rural (PDRTR). O encontro, com oito horas de duração, será no dia 15 de setembro, às 9 horas, no Centro Comunitário São Marcos. Ministrada pelos professores Antônio Freitas e Edgar Tramontin, a oficina tem como objetivo principal diagnosticar os atrativos e equipamentos para comporem roteiros regionais e circuitos locais de turismo regional. Os roteiros serão incluídos na rota Encantos do Sul. A Oficina participativa é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Tubarão, através da Gerência de Programas e Ações Turismo, em parceria com a Prefeitura de Rio Fortuna. O projeto tem apoio do Pnud/Projeto Meu Lugar, Epagri, Senar, Senar/Sindicatos Rurais, Faepesul/Unisul, Sebrae, Senac, Amurel, Agência de Desenvolvimento Rural (Adram) e o Convention Bureau de Tubarão Região. As oficinas serão realizadas em todas as cidades que compõem a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Tubarão a partir de 24 de agosto. A intenção é elaborar um A intenção é fortalecer e implantar o turismo rural na região.

Convite

A chefe do departamento de Turismo e Eventos de Rio Fortuna, Karoline Moraes Borba, diz que a oficina é aberta a todos os interessados. “Que tem na propriedade qualquer atrativo ou equipamento turístico que possa se enquadrar no turismo rural e que deseja investir deve participar”, acrescenta. Podem participar, por exemplo, empresários do setor de agronegócios, agricultores que produzam doces, geléias e outros produtos naturais. Produtores que disponham de estrutura para cavalgadas, trilhas ecológicas, cachoeiras. Além de proprietários de estabelecimentos de refeições, construções históricas (enxaimel, colonial) que possam ser abertas para visita ou que tenham interesse em alugar quartos, abrir pousadas e campings.