Prefeito vai à Toledo conhecer piscicultura local

O prefeito de Rio Fortuna, Lourivaldo Schuelter, o “Pita”, esteve na semana passada em Toledo, no Paraná, para conhecer a piscicultura local. O chefe do executivo viajou acompanhado pelo engenheiro agrônomo da prefeitura, Alexandre Furlaneto Fernandes, que presta assistência aos produtores da atividade.

O engenheiro agrônomo destaca que a região possui alguns dos maiores criadores de tilápia do Brasil. “Eles levam a sério a criação de peixes. São eficientes e possuem tecnologia, o que reduz a mão de obra. São preocupados com a qualidade da água e apresentam ótimos níveis de oxigênio”, enumera o técnico.

Pita ficou impressionado com a produção de peixes na região. “Lá, os piscicultores produzem de seis a dez quilos de tilápia por metro quadrado”, destaca. A produção é bem superior à realidade das propriedades locais, onde não passa de dois quilos por metro quadrado. A alta produtividade, para Pita, se deve ao emprego de tecnologias e manejo adequado. “As propriedades de lá possuem gerador próprio assim, em caso de falta de energia elétrica, o aerador não deixa de funcionar”, relata.

Schuelter, que também é piscicultor, acredita que a atividade estagnou em Rio Fortuna. “Penso que a indefinição dos preços pagos pelo quilo do peixe e o receio de novos calotes causaram insegurança nos produtores, que temem novos investimentos sem retorno”, comenta. O prefeito adianta que o Município disponibilizará o engenheiro agrônomo para prestar assistência técnica efetiva aos produtores locais. “O novo engenheiro agrônomo da Epagri, Darci Pinton Filho, também vai atuar nesta área”, informa. “Mas é preciso que nossos piscicultores ouçam o que os técnicos dizem. São eles que vão ajudá-los a ter mais lucros na atividade”, acrescenta.