PM promove educação no trânsito
Alunos da rede municipal de ensino participam de atividades que visam à educação para o trânsito. A ação é alusiva a Semana Municipal do Trânsito, instituída em Rio Fortuna através da lei municipal 1.640/2018, e foi ministrada com apoio da Polícia Militar. Através da Escolinha de Trânsito Móvel foram repassadas orientações para conscientizar a respeito dos cuidados que pedestres, ciclistas e motoristas devem ter na preservação da vida e no respeito às regras.
Para o secretário de Educação José Lembeck, a parceria na aquisição do material, juntamente com a Polícia Militar com o conhecimento de utilização de material prático, é bem-vinda, pois através de atividades lúdicas coordenadas e orientadas por profissionais habilitados e com a colaboração dos professoresé possível envolver e cativar as crianças com situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais dificuldades enfrentadas pelo pedestre, ciclista e passageiro. “O projeto estimula os alunos a terem hábitos e comportamentos seguros no trânsito além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, avalia Lembeck.
As crianças trafegam em um circuito com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforos e lombada e outros elementos comuns às ruas. “Apresentar as normas e regras é o primeiro passo para conscientizar sobre hábitos seguros nas rodovias. As estatísticas de mortes e acidentes são excessivas e não há outro caminho senão o da educação. E essa transformação é um trabalho de toda a sociedade. É um trabalho que passa por cada um de nós”, disse o prefeito Lindomar Ballmann.
A aquisição do Kit KOPP para a “Escolinha de Trânsito Móvel” aconteceu em parceria com a Câmara de Vereadores, a Cresol de Rio Fortuna e o Poder Público através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. A ação, de iniciativa do vereador Diomar Roecker, acontece em decorrência de projeto de lei que instituiu a Semana Municipal do Trânsito, iniciativa também da Câmara de Vereadores. A referida lei tem como objetivo promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito; promoção da paz no trânsito; difusão dos princípios para a segurança no trânsito e promoção e preservação do patrimônio público.