Conselheiros iniciam campanha eleitoral

Em 6 de outubro deste ano serão realizadas as eleições do Conselho Tutelar no Brasil todo. No Município de Rio Fortuna 10 candidatas concorrem aos cargos e estão em plena campanha em busca de votos.  A eleição, realizada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ocorre na Escola Municipal Professor José Boeing, das 08 às 17 horas.  São cinco vagas para titular e cinco para suplentes, com mandato para quatro anos.         

A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto. Na cabine de votação constará a relação de todos os candidatos, com seu respectivo número. Apenas um deverá ser indicado na cédula.    “Os Conselhos Tutelares são essenciais e encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por isso, é fundamental que os eleitores participem deste processo, confiando o voto aos seus candidatos”, analisa a presidente do CMCDA, Romeli Da Rolt Machado.  

A eleição será fiscalizada pelo Ministério Público, e terá resultado publicado no dia 07 de outubro nos espaços oficiais de publicação do Município. A posse dos cinco primeiros candidatos que receberem maior número de votos será realizada em 10 de janeiro de 2019.   

O que é? 

O Conselho Tutelar foi instituído pelo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/1990, como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, vinculado administrativamente ao poder público municipal. O conselho é subordinado apenas às diretrizes da política de atendimento às crianças e aos adolescentes.    

 

Confira a relação das candidatas e seus respectivos números: 

56

Lúcia Heidemann Daufenbach de Bona

57

Maria Rafaela Vanderlinde

58

Roseli Boeing

59

Caroline Bonfim Bloemer

60

Lilian Moreira

61

Dayane Dela Justina

62

Sirlei Luiz Laureth Oenning

63

Tainara Mohr

64

Sandra Kuhnen Heidemann

66

Julina Willemann Gracia Bloemer