Comitiva da Bahia conhece produção agrícola do município

Produtores rurais e empresários da Bahia estiveram em Rio Fortuna na última semana para conhecer o funcionamento da produção integrada de gado leiteiro, suínos e piscicultura adotada pelas pequenas e médias empresas do agronegócio.  A equipe, acompanhada pelo superintendente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia, Adriano Bouzas, e pelo ex superintendente de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia, Jairo Vaz, visitaram duas propriedades agrícolas referência na integração de atividades e uma indústria de lacticínios.  Para finalizar, um encontro descontraído com degustação de produtos locais.  

O grupo foi recepcionado na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, de onde partiu para as visitas. O primeiro encontro ocorreu na propriedade de José Duessmann, na localidade de Rio Otilia, onde predomina as atividades de piscicultura, suinocultura e gado leiteiro.  “Os visitantes saíram admirados com a capacidade de produção em áreas de topografia acidentada, o volume de produção e a prevalência da mão de obra familiar em Rio Fortuna. Foi um encontro bem produtivo, e nos sentimos honrados por terem escolhido a região para conhecer os modelos de agronegócio”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna, Evaldo Borghezan Zanelato. 

Na sequência o grupo visitou o Lacticínio Becker, na comunidade de Rio Café. Na empresa os visitantes acompanharam uma explanação do sócio-proprietário Carlito Wiggers sobre as parcerias com produtores que fornecem matéria prima para indústria, os entraves para manter um bom preço e competitividade, bem como as dificuldades para empreender.    Na mesma comunidade o grupo visitou a propriedade de Antonio Schulter, para conferir de perto o desempenho da atividade leiteira. “A propriedade de Antonio já comercializou genética para vários estados, bem como para a Bahia. Temos no município propriedades agrícolas familiares organizadas, que se destacam pela qualidade, profissionalização e uso de novas tecnologias”, completa o prefeito Lindomar Ballmann.

A missão é organizada pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite) e pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), além de contar com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura da Bahia.