Rio Fortuna pretende incentivar agroturismo

Durante a palestra de Conscientização do Potencial Turístico Rural Familiar em Rio Fortuna, os participantes firmaram o interesse em aprimorar o estudo do projeto Acolhida da Colônia com o objetivo de iniciar atividades de Agroturismo no Município.  O encontro, articulado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, aconteceu na última segunda-feira, 16 de abril, no Centro de Pastoral São Marcos.  

Para abrir o encontro, a Engenheira Agrônoma e técnica da Acolhida na Colônia Lucilene Assing, explanou sobre as propostas do projeto que valoriza o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico. “Ou seja, o objetivo é ofertar experiência em propriedades rurais de Santa Catarina. As famílias de agricultores que participam da Acolhida na Colônia abrem suas casas para o convívio dos turistas com o seu dia a dia. O objetivo é compartilhar o saber fazer, as histórias, a cultura, as paisagens com as pessoas que gostam de sossego, natureza e comida caseira elaborada com produtos orgânicos”, destaca a técnica. “Assim como Santa Rosa de Lima e os demais municípios participantes, Rio Fortuna tem grande potencial para incluir o projeto. A ideia é levar os agricultores a se organizarem para receber os turistas aproveitando e mostrando o que já existe na propriedade rural, com isso, o turismo pode ser uma opção a mais de incrementar a renda”, completa Lucilene.  

Com esta primeira reunião, o Poder Público quer iniciar o apoio aos munícipes com conhecimento e acesso a estruturas de pontos turísticos que estes queiram desenvolver, para o aproveitamento de territórios ou recursos de Rio Fortuna. “Temos um riquíssimo potencial gastronômico e cultural que pode ser aproveitado. Um das iniciativas que vai contribuir para este despertar é a 1º Feira Gastronômica, durante a Gemeindefest, e o resgate de algumas atividades da cultura alemã, como a Banda Municipal”, destaca o prefeito Lindomar Ballmann. “São experiências que podemos ofertar aos visitantes, mas para isso, precisamos buscar condições para avançar nesse segmento”, destaca Ballmann.    

Com o interesse em realizar uma parceria para aplicação do “Acolhida na Colônia”, ficou marcada uma visita à cidade de Santa Rosa de Lima para que os interessados possam conhecer de perto do programa. Depois disso deve ser realizado um diagnóstico do agroturismo na região e a última etapa de implantação será a formação de uma associação de produtores que serão responsáveis pela “Acolhida na Colônia”.

Irmãos investem em Turismo

Filhos de agricultores, Valdir e Lucas Hemkemeier são exemplos de que o agroturismo pode dar certo.    Lucas é produtor de leite, e na propriedade em que mora com a mãe, Albertina Effting Hemkemeier, na comunidade de Rio Claro, iniciou um projeto de embelezamento a partir do “Caprichando a Morada”, da Cresol. Em três edições conquistou o primeiro lugar no concurso.  A transformação na propriedade ganhou olhares da região, sendo a responsável pela grande procura por agências para realização de vídeos e fotos. “Atualmente alugamos o espaço para fotos e vídeos de casamentos, gestantes, books pessoais, entre outros. O capricho com a propriedade, um jardim bem cuidado e uma boa conversa atrai visitantes”, destaca Lucas.    

Aproveitando o potencial, o irmão de Lucas, Valdir investiu em uma Pousada aconchegante, em estilo enxaimel.  Localizada a poucos metros da propriedade da família, a Bergen Hütten é uma casa de campo com vista panorâmica onde o visitante poderá sentir e estar no aconchego da natureza. “Percebemos que o turista de hoje em dia busca novas experiências, atrativos diferentes do que a região já oferece. Isso nos motivou a implantar a casa de campo, para oferecer aos hóspedes uma experiência completa de relaxamento na natureza junto à família e amigos” destaca Valdir.  

O agroturismo além de ser uma possibilidade de geração de uma renda adicional para as comunidades locais, também contribui para a permanência das famílias no campo. “Discute-se para a região o conceito do turismo integrado, onde um município completa a rota de acordo com o seu potencial. A implantação deste modelo de negócio nas propriedades tipicamente rurais ganhou força e esta é uma ótima oportunidade que nossos munícipes podem aproveitar”, destaca o secretário de Educação, José Lembeck.