Fiéis despedem-se de Padre Afonso


Milhares de fiéis deram seu último adeus ao padre Afonso Schilickmann, 76 anos, na segunda-feira, 15, na missa de corpo presente celebrada na Igreja Matriz São Marcos, em Rio Fortuna. O padre trabalhou na paróquia São Marcos, que atende Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e algumas localidades de Braço do Norte, durante os últimos 33 anos. Mesmo aposentado e sofrendo de bronquite asmática, padre Afonso continuava a rezar missas e pregar a palavra de Deus. No sábado, 13, celebrou missa na matriz e na manhã de domingo, 14, em Santa Rosa de Lima. À noite, às 22 horas, faleceu em sua residência, em Rio Fortuna.
Durante a madrugada de domingo para segunda-feira dezenas de fiéis oraram pela memória do padre, velado na igreja matriz. Na missa de corpo presente, várias homenagens feitas ao vigário levaram os presentes às lágrimas. O corpo de padre Afonso foi enterrado no cemitério municipal de Rio Fortuna, atendendo ao seu desejo.
Natural de São Ludgero, padre Afonso era filho de Germano Schilickmann e Gertrudes Buss. Nasceu em 21 de setembro de 1929 e em 2 de dezembro de 1956 foi ordenado padre, sendo o primeiro na diocese de Tubarão. No primeiro ano de sacerdócio atuou na paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte, onde permaneceu por dois meses. Em seguida foi designado para a paróquia Santo Antônio do Anjos, em Laguna, como vigário paroquial. No segundo ano de sacerdócio foi para Lauro Muller e mais tarde foi nomeado pároco da Paróquia São Marcos, em Rio Fortuna. Em 1961 assumiu a reitoria do Seminário de São Ludgero e, em 1966 foi trabalhar no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. Em 1972 retornou para Rio Fortuna, onde desenvolvia atividades até os dias atuais.

Fonte: Assessoria de Comunicação