Outubro Rosa/ Novembro Azul: Alerta sobre prevenção de doenças

Os meses de outubro e novembro são dedicados às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, colo de útero e de próstata no município de Rio Fortuna. Para debater de forma descontraída o assunto, motivando homens e mulheres a cuidarem da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Cerbranorte promovem a palestra “A vida que vale a pena. Seja o protagonista de sua história”. O evento será realizado na quarta-feira, 17 de outubro, no Centro de Pastoral São Marcos, às 19h30min.

A palestra de cunho motivacional será mediada pela jornalista da RBS TV Laine Valgas,  em parceria com o educador físico Affonso Kulevicz. O evento é beneficente e os participantes podem doar alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades municipais.  “Será uma noite para discutir autoestima, autorrealização e bem-estar, com informações para que cada pessoa melhore sua qualidade de vida a partir da adoção de novos hábitos diários. Agradecemos a parceria da Cerbranorte na promoção deste evento importante, e convidamos as mulheres e os homens a participarem”, salienta o secretário de Saúde, Neri Vandresen. 

Além da palestra, o Município promove demais atividades para intensificar a prevenção das doenças. No dia 20 de outubro acontecerá um Circuito Funcional, orientado pelo educador físico Luiz Carlos Jahn, com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos.  A atividade acontecerá no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 08h30min. “Os exercícios serão executados por grupos divididos por faixa etária, para que tanto adultos e idosos consigam participar. Neste dia também será verificado quem deseja e tem interesse de participar do grupo de atividade física. Com isso, será avaliada a possibilidade de retomar as atividades do grupo”, menciona a enfermeira Coordenadora do Programa Saúde da Mulher e Saúde do Homem, Eliane Fregulia. 

Durante o mês de outubro, os exames de prevenção são intensificados. Por serem doenças de sintomas comuns ou muitas vezes sem sintomas, o câncer tem como maior problema a descoberta tardia. “Por isso a importância de realizar exames como preventivo, mamografia, PSA e toque retal, além de visitas periódicas ao médico, já que estão diretamente relacionadas ao estágio da doença e ao aumento das chances de cura. É fundamental que a população esteja alerta e consciente, pois só com a prevenção é possível reduzir as estatísticas de novos casos da doença”, completa o Secretário de Saúde. 

Em Rio Fortuna, 30 casos confirmados de câncer foram identificados no município em 2017, sendo 01 de brônquio e pulmão, 02 de mama e 19 de pele. Já neste ano, são 22 casos confirmados até o momento, sendo 01 de cólon, 28 de pele e 01 de pâncreas. Estima-se que esse número seja duplicado ou até mesmo replicado, pois não somam a esses indicadores os pacientes diagnosticados á mais tempo e que fazem somente o acompanhamento e monitoramento da doença.

Caminhada

Para abrir as atividades do Outubro Rosa, a Associação de Apoio e Prevenção do Câncer “Caminhos do Amanhã” de Rio Fortuna, com incentivo da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma Caminhada. A atividade será no domingo, dia 14, após a missa celebrada na Igreja Matriz.