Rio Fortuna realiza sexta edição de Curso de Gado leiteiro

Em maio, cerca de 20 produtores de leite de Rio Fortuna participaram de mais um curso de bovinocultura leiteira promovido pela Epagri local. É a quinta turma, totalizando cerca de 100 produtores capacitados.

O objetivo, de acordo com o engenheiro agrônomo João Paulo Reck, é capacitar os agricultores que foram beneficiados pelos programas juro zero e kit forrageira, incentivando os participantes a implantar sistemas de produção que aumentem a participação de forrageiras de alta qualidade na alimentação animal, reduzindo custos de produção. “A recuperação da fertilidade do solo visando o aumento da produção de forrageiras de alta qualidade foi um dos principais assuntos tratados no curso. Quanto maior a produtividade e a qualidade de uma forrageira, maior será sua exigência em fertilidade de solo”, destaca um dos instrutores do curso, o engenheiro agrônomo Darci Pitton. Ainda foram abordados temas como o manejo da alimentação animal e o planejamento forrageiro, além do manejo sanitário preventivo, com a demonstração de um método de ordenha higiênica.

Durante quatro sextas-feiras, os produtores se reuniram na parte da manhã para receber informações teóricas. À tarde visitaram propriedades em que os conhecimentos adquiridos já são aplicados. Na propriedade de Ambrósio Tenfen, os produtores puderam observar os vários tipos de pastagens. Na comunidade de Rio Areão, na propriedade de Roberto Weber, conheceram um sistema de produção com vacas de elevada produtividade. No Rio Otília, em visita ao produtor Damazo Ricken foi visualizado um sistema sivipastoril e sobresemeadura de aveia e Azevém. Para encerrar, visitaram a propriedade de Ivam Duessmann, para uma aula prática de ordenha higiênica, ministrada pelo engenheiro agrônomo Alexandre Furlaneto Fernandes.

A capacitação não teve custo para os produtores. Os recursos foram viabilizados por meio do Programa SC Rural e contou com a parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Fortuna.

 

Fonte: João Paulo Dornelles Reck /Epagri de Rio Fortuna