Rio Fortuna tem a 3ª menor taxa de analfabetismo do país
Rio Fortuna voltou a ser destaque positivo na mídia. Desta vez, por conta da taxa de analfabetismo: a 3ª menor do país entre as cidades com menos de 10 mil habitantes e a 3ª do país no índice geral. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados na última sexta-feira, 17 de maio, tendo como base o Censo 2022.
Entre as cidades com menos de 10 mil habitantes, Rio Fortuna fica atrás apenas da também catarinense São João do Oeste, e de Westfália, no Rio Grande do Sul. Com 1,2% da população com 15 anos, ou mais, sem saber ler e escrever, o Município também está na terceira posição geral, ao lado das cidades de Balneário Camboriú (SC), São Caetano do Sul (SP) e Águas de São Pedro (SP).
Entre as unidades federativas, Santa Catarina também se destaca. O estado detém o menor índice de analfabetismo do país: 2,7% da população com 15 anos, ou mais, sem sabe ler e escrever.
O prefeito Neri Vandresen ressalta que o baixo índice se deve ao investimento do Município, ao longo dos anos, na área. “É uma conquista de educadores, gestores e prefeitos que passaram pelo Município e trabalharam em prol da nossa educação”, destaca Vandresen. “É resultado de um esforço conjunto para não termos nenhuma criança em idade escolar fora da sala de aula”, complementa.
Novos investimentos na educação já estão previstos. “Precisamos ampliar nossos espaços físicos para que possamos oferecer melhores condições de aprendizagem”, cita o prefeito. “Também precisamos buscar cursos profissionalizantes para que nossos jovens, ao concluírem o ensino básico, tenham uma perspectiva de futuro”, acrescenta.
Em 2023, Rio Fortuna investiu mais de 30% da receita resultante de impostos em educação. O percentual mínimo previsto na Constituição Federal é de 25%.