Aplicação de BTI é realizada para o controle do borrachudo

A aplicação do BTI, produto biológico para combater a incidência de larvas do mosquito borrachudo, está em andamento em Rio Fortuna. A aplicação é realizada em torno de 230 pontos de córregos localizados nas comunidades de Rio Café e Alto Rio Fortuna, historicamente mais afetadas pelo mosquito. As aplicações iniciaram em novembro, com um ciclo de aplicação a cada 15 dias.

Para a aplicação do produto nestas comunidades a mão de obra foi terceirizada, tendo como vencedora da licitação a empresa Martina Kristie Controle de Simulídeos (Borrachudo) Ltda. De acordo com responsável pela empresa, Lucas Hemkemeier, o resultado foi muito positivo. “Já é possível analisar a redução significativa das larvas, especialmente as adultas. A quarta aplicação de BTI será feita até o final do mês de dezembro, para evitar a proliferação de novas larvas de postura”, analisa.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Zanelato, destaca a importância do controle, pois o problema com o borrachudo não é recente. “A situação piora nos dias quentes com ameaça de chuva, e os mosquitos atrapalham o trabalho na lavoura e o lazer ao ar livre. Com a união e trabalho de todos poderemos combater o mosquito borrachudo e assim proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes”, enfatiza.

Para a aplicação do BTI, foi realizado um mapeamento e levantamento em rios e córregos do município de Rio Fortuna que apontaram índices elevados de larvas e do mosquito. “Com o mapeamento foi possível saber a quantidade correta do larvicida a ser aplicado, evitando desperdício do produto. Dessa forma, 400 litros de BTI foram licitados, e os pedidos são feitos conforme a necessidade”, completa o secretário municipal.

CAPACITAÇÃO

Para as demais localidades de Rio Fortuna as ações prevêem o envolvimento dos moradores das regiões beneficiadas. “Eles também vão ser responsáveis pela aplicação do produto, mas sempre com a supervisão dos nossos técnicos”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Zanelato.

O primeiro treinamento ocorreu nesta quinta-feira, 16 de dezembro, na propriedade de Valmor Roecker, em Rio Otília, com a presença de 21 pessoas das comunidades de Bracinho do Rio dos Bugres, Barra do Rio Chapéu, Rio Areão e Rio Otília.

Com a supervisão do secretário municipal e do responsável pela empresa Martina Kristie Controle de Simulídeos (Borrachudo) Ltda, Lucas Hemkemeier, foram repassados temas como desenvolvimento do ciclo do mosquito borrachudo; formas de controle; maneira correta da aplicação do BTI; e técnicas de organização para um controle eficiente.