Festa do Colono será promovida em 25 de julho

Para comemorar o Dia do Colono, lembrado em 25 de julho, o Município de Rio Fortuna promove juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Sindicato Rural, Epagri e Senar, a tradicional Festa do Colono.  O evento acontecerá na segunda-feira, 25 de julho, no Centro Comunitário São Marcos, a partir das 19 horas.

A festa será realizada no Centro por escolha das comunidades homenageadas: Rio Branco e Rio Pinto.  A programação inicia às 19 horas, com missa celebrada na Igreja Matriz. Na sequencia, no Centro Comunitário São Marcos, ocorre o tradicional baile, animado pela banda Invasão, sorteio de brindes, apresentação da Banda Municipal Roberto João Tenfen, além de uma homenagem às comunidades.  Também será servido churrasco de carne suína, através de uma parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O prefeito Neri Vandresen lembra que o município sempre possuiu fortes características agrícolas e o evento é uma forma de valorizar e relembrar a luta do agricultor. “A festa é promovida há muitos anos em parceria com as comunidades e buscamos manter essa tradição. É um momento para confraternizar e por isso, queremos celebrar essa data junto a comunidade”, avalia.

A Festa do Colono é tradicional em Rio Fortuna e é uma homenagem à população rural do município. Por isso, desde 2005 é realizado o sorteio para definir o local das festividades de cada ano. “Desde então a festa se consolidou como um marco, sendo uma justa homenagem ao agricultor, que faz tanto por esta terra e auxilia no desenvolvimento de Rio Fortuna”, completa a comissão organizadora.