Recuperação de nascentes é incentivada no município

Para garantir a preservação ambiental e a segurança dos cursos de água, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove ações de proteção e recuperação das nascentes, bem como da mata ciliar de córregos e rios que cortam o município.  Os munícipes que têm interesse em recuperar estas áreas em suas propriedades, devem procurar esta secretaria e fazer um cadastro prévio.

De acordo com o secretário da pasta, Evaldo Borghezan Zanelato, a iniciativa é uma das formas de garantir a melhor vivencia tanto humana quanto das espécies de plantas e animais (fauna e flora) que habitam a superfície terrestre. “Quando as nascentes encontram-se dentro de propriedades rurais, o produtor pode adotar certas medidas de proteção do solo e da vegetação, a fim de garantir a proteção destas fontes d’água. Com o projeto, iremos fornecer mudas e orientar as melhores técnicas de recuperação e preservação de acordo com a área degradada”, destaca o secretário.

Zanelato reforça que as nascentes e seu entorno desempenham importantes serviços ambientais para o bem-estar humano, porque fornecem e conservam a água, regulam o microclima e controlam desastres naturais, além de serem importantes locais de refúgio, alimentação e reprodução de animais silvestres.  “Além disso, todos os setores de atividade humana necessitam da água para desempenhar suas funções. É nosso dever e obrigação garantir a preservação deste riquíssimo recurso natural”, completa.

Além de reduzir o risco de escassez de água no meio rural, as medidas de recuperação, conservação e manutenção de nascentes e demais cursos d’água possibilitam a melhoria da qualidade da água, o controle de borrachudos, a preservação da fauna e flora, além de evitar o assoreamento de rios e córregos.

Os interessados em participar do programa de recuperação de nascentes devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, e realizar um cadastro. Após, os técnicos realizam a orientação quanto à necessidade de reflorestamento da área de entorno da nascente, córrego ou rio e manutenção do sistema.