Saúde na Praça reforça prevenção de doenças

Para marcar as ações do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna promove um dia especial de prevenção à saúde. É o “Saúde na Praça”, que acontecerá no sábado, 17 de novembro, na Praça Ludgero Carlos Loch, a partir das 15 horas. Exames, brincadeiras e passeio ciclístico fazem parte da programação. 

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Morgana Vandresen menciona que além de repassar orientações sobre a Saúde do Homem, a equipe da Secretaria de Saúde irá realizar testes de glicemia e aferição de pressão arterial.  A programação também conta com brincadeiras e pintura facial para as crianças, além de dinâmicas de atividades físicas, orientações alusivas ao mês de campanha e combate ao mosquito Aedes aegypti, além de distribuição de material educativo.   Às 17 horas iniciará o passeio ciclístico, com largada em frente ao Centro Comunitário São Marcos. “Será um dia para cuidar da saúde, com ações que envolvem toda a família”, resume Morgana.   “Como o homem é mais resistente a realizar consultas médicas com freqüência, esta é uma oportunidade para receber orientações e fortalecer o convívio social”, comenta a enfermeira Eliane Fregulia, coordenadora do Programa Saúde do Homem.

Com o Novembro Azul os exames de prevenção de doenças, em especial do câncer de próstata, são intensificados. “Reforçamos o alerta à população masculina, público alvo da campanha, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, além de destacar que o mês de novembro oferece consultas e exames através do Novembro Azul na Unidade Básica de Saúde”, complementa a coordenadora.

O Secretário de Saúde Neri Vandresen enfatiza a importância de agendar consultas com especialistas, bem como a realização de exames de próstata, como o PSA. “Por serem doenças de sintomas comuns ou muitas vezes sem sintomas, o câncer tem como maior problema a descoberta tardia. É preciso incentivar e orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde, buscando a prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca o secretário. 

O “Saúde na Praça” é gratuito e, em caso de chuva, as atividades serão realizadas no Centro Comunitário São Marcos.