Saúde amplia testes para empresas privadas em Rio Fortuna

Em mais uma ação para evitar a proliferação do coronavírus em Rio Fortuna, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento iniciou a aplicação de testes rápidos nas empresas do município. A iniciativa de ampliar as testagens, parte das orientações do Comitê Extraordinário Regional de Combate a Covid-19, da região da Amurel, onde fazem parte integrantes de 18 municípios associados.

Para a realização dos testes rápidos nas empresas, a equipe da Saúde irá entrar em contato para agendar a data. Para o empreendimento estar apto à realização dos testes é necessário estar dentro de alguns critérios:

• Já possuir casos positivados no ambiente de trabalho;
  • Possuírem empregados em situação de isolamento e monitoramento;
  • Já as empresas que não possuem casos positivados serão priorizados empregados que são do grupo de risco como: colaboradores acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, cardíacos e com problemas pulmonares.
  • Empresas com maior número de funcionários que apresentarem mais de 10 casos positivados também serão orientados realizar a sanitização dos ambientes e uso correto de EPIs.
  • Empresas que aceitarem a realização dos testes deverão respeitar o isolamento do funcionário, que dependerá dos critérios a serem seguidos nos casos de sintomáticos ou assintomáticos.

Todos os funcionários das empresas que confirmarem o resultado positivo serão encaminhados ao Centro de Triagem da Unidade Básica de Saúde, onde realizarão exames e seguirão os protocolos médicos necessários, bem como serão monitorados e isolados conforme protocolo do Ministério da Saúde. Todos os contatos do ambiente familiar do funcionário que confirmou positivo também serão chamados para realizar o teste na unidade.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Claudete Hemkemeier dos Santos, o objetivo é identificar casos positivos assintomáticos que não estão em isolamento. “Existe a possibilidade de pessoas infectadas não apresentem sintomas da doença, e possivelmente podem estar disseminando a doença em seus locais de trabalho onde há grande circulação de pessoas”, avalia a secretária.

20% DOS RIOFORTUNENSES JÁ FIZERAM TESTES

A Vigilância Epidemiológica do Município de Rio Fortuna segue monitorando casos de sintomáticos gripais e realizando coletas e testes rápidos conforme solicitados, cumprindo os critérios Ministeriais necessários para investigação. Os pacientes sintomáticos, ou seja, com sintomas suspeitos de Covid 19 devem passar pela sala de acolhimento/triagem, utilizando o acesso pelos fundos da Unidade de Saúde. Quando o paciente apresenta diagnóstico positivo, os familiares também são chamados para realizar o teste.  “O objetivo é continuar realizando a testagem, e nos casos que confirmarem positivo, o paciente é orientado a realizar o tratamento precoce, dando início com medicamentos subsidiados pelo município sob prescrição médica”, menciona a secretária municipal de Saúde, Claudete Hemkemeier dos Santos.

Até o momento Rio Fortuna já realizou 1029 testes rápidos, ou seja, 22,4% da população proporcionalmente.