Projeto estimula alimentação saudável

Ter a oportunidade de planejar o próprio lanche pode ser um desafio saboroso e estimulante na busca de uma alimentação saudável e equilibrada.  Este é objetivo do projeto “Lanche Surpresa”, proposto na Escola Municipal Professor José Boeing após a constatação de que as crianças apresentavam baixa adesão ao consumo de frutas e verduras nos lanches servidos na escola. 

A nutricionista da unidade de ensino, Daiane Willemann, evidencia que o propósito é proporcionar uma inovação no cardápio a partir de sugestões saudáveis vindas dos próprios alunos, despertando dessa forma o interesse na busca de práticas alimentares saudáveis.   “Através do projeto Lanche Surpresa realizamos uma atividade de educação nutricional em que os próprios alunos planejam em um dia do mês o que será servido no lanche da escola. Uma turma por mês e cada período determina o seu lanche”, explica a profissional.  “Além de realizar todo o planejamento, os alunos participam de uma oficina culinária desenvolvida para testar a receita escolhida, degustando o preparo ao final”, complementa a nutricionista.  

Dentre os objetivos desse projeto está a melhoria no consumo de frutas e verduras, cuidados com a higiene, boas maneiras, organização, respeito e criatividade.   “Para a realização do mesmo, no início de cada mês os alunos recebem orientações quanto à atividade e também sobre o tema Alimentação Saudável. Após isso, trazem sugestões de receitas, e apenas uma é selecionada pela turma”, menciona a nutricionista Daiane Willemann. “As próximas etapas consistem na definição da lista de ingredientes para realizar o teste da receita na forma de oficina culinária no refeitório da escola, assim como o planejamento e aprimoramento do preparo. Por fim, no Dia do Lanche Surpresa a turma responsável pela receita se encarrega de servir o lanche, cuidar do refeitório e, principalmente, estimular os colegas a experimentar, justificando a todos o motivo da escolha do preparo e o porquê a mesma é considerada saudável”, complementa Daiane.       

Duas receitas já foram testadas pelos estudantes e a expectativa é realizar mais três lanches surpresas até o final do ano letivo.  A diretora da Escola Municipal Professor José Boeing, Heloísa Heidemann Wiggers acompanhou o segundo teste na última sexta-feira, 25 de agosto, e ressaltou que o projeto é um grande estimulador na mudança dos hábitos alimentares. “Sabemos que uma boa nutrição é condição fundamental para promover o bem estar físico, mental e social, garantindo também uma boa qualidade de vida. O projeto surgiu da necessidade de incentivar as crianças a consumir determinados alimentos, principalmente verduras e legumes. A oportunidade de testar o próprio lanche aguça a curiosidade e experimentação, e os resultados estão sendo bem positivos”, complementa a diretora.  

A finalização do projeto “Lanche Surpresa” se dá com a limpeza e organização do refeitório pelos próprios alunos e através de uma avaliação é possível verificar a aceitabilidade. Nessa fase, é analisada a opinião dos alunos participantes da atividade, e sugestões poderão ser dadas para o aprimoramento do projeto. “Todas as receitas sugeridas são arquivadas e poderão estar presentes no cardápio em algum momento do ano letivo, bem como as receitas que mais se destacaram terão com toda a certeza um espaço na nossa rotina mensal”, finaliza a nutricionista.