Três caminhões e dois ônibus novos para Rio Fortuna

A frota das secretarias de Transportes e Obras e Educação está renovada. Três novos caminhões e dois ônibus já estão à disposição do município. Os veículos para o transporte escolar foram doados pelo Governo Federal. Já os caminhões foram adquiridos por meio de convênios estaduais e federais.

Os novos equipamentos da Secretaria de Transportes e Obras somam um investimento total de R$ 518 mil, com contrapartida do município de pouco mais de R$ 50 mil. Os recursos para a compra de um caminhão foram liberados pelo Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Edinho Bez. Os outros dois são resultado de investimentos estaduais: um via Fundo Social, por intermédio do deputado Altair Guidi, e outro com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Um caminhão trucado e uma patrola ainda devem chegar nas próximas semanas.

Os ônibus do transporte escolar foram doados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa “Caminhos da Escola”. Um dos veículos tem capacidade para 46 crianças. O outro, um micro-ônibus, entregue em maio, tem capacidade para 28. “Rio Fortuna só pode receber estas doações graças ao empenho da equipe da secretaria de Educação, na época coordenada da professora Lílian Hemkemeier Seibert, que em 2013 atualizou o Plano de Ações Articuladas (PAR)”, destaca o prefeito Lourivaldo Schuelter, o “Pita”. O PAR foi iniciado 2010, mas a falta de atualizações do Plano impedia o município de receber estas doações.

Pita ressalta que os novos caminhões vão dar mais agilidade aos trabalhos da secretaria de Transportes e Obras e de reduzir os custos com manutenção. “Também é importante lembrar que os três caminhões já foram quitados, com uma pequena contrapartida do município. Não fosse essa parceria com os governos estadual e federal, só teríamos condições de adquirir estes veículos por meio de um financiamento”, destaca.