Aulas presenciais são retomadas em Rio Fortuna

Depois de quase um ano sem atividades presenciais por conta da pandemia do coronavírus, alunos da Escola Municipal Professor José Boeing e CEI Cantinho da Criança retornaram às salas de aula nesta quinta-feira, 18 de fevereiro.  A unidade de ensino seguirá o modelo totalmente presencial, seguindo as regras sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde.   

Na entrada principal da unidade escolar, os alunos são recebidos para higienizar as mãos e aferir a temperatura. É obrigatório o uso de máscaras e o distânciamento de 1,5 metros em todos os ambientes.   

Para o secretário de Educação, Cultura, Desportos e Turismo, Edevan Roecker, a nova rotina segue regramentos e obrigatoriedades propostas no Plano de Contingência para Educação (PlanCon Edu), que foi deliberado por um comitê municipal ainda no ano anterior e atualizado no início deste ano.  “Trata-se de um plano que contém os protocolos necessários para o retorno seguro às escolas. É uma nova rotina, e precisamos do apoio de toda à comunidade escolar, para que as normas sejam cumpridas e os alunos tenham toda segurança necessária”, menciona Roecker.  

Pelo ambiente escolar há avisos e orientações sobre o funcionamento e regramento do ambiente escolar. Os horários de lanche também foram divididos (escalonados), para que não haja aglomeração no refeitório e no pátio. Os abraços e as aproximações comuns do retorno à escola também precisam ser evitados. “Cerca de 98% dos alunos matriculados retornaram ao ensino presencial, faremos de tudo para o bom funcionamento e segurança de nossos alunos (as). Estamos vivenciando um novo momento e uma boa conversa pode resolver muitas situações”, completa o secretário.

Na Escola Municipal Professor José Boeing e CEI Cantinho da Criança são 134 alunos matriculados na educação infantil, sendo que 125 retornaram ao ensino presencial. Dos 288 alunos matriculados no ensino fundamental, 278 frequentarão o ensino presencial. Os alunos que optaram por seguir o ensino em casa terão que seguir pelas atividades impressas, porém sem o acompanhamento remoto como foi realizado no ano letivo de 2020.  

Apenas não haverá retorno presencial no CEI Analíria Willemann de Freitas (Creche), que atende as crianças do maternal e berçário.  Em um prazo de 20 a 30 dias nova avaliação e análise será feita sobre a possibilidade do retorno presencial ou não.