Projeto Fanfarra Mirim integra educação e lazer

Através do projeto “Educação e Cultura de Mãos Dadas” a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo desenvolve atividades com a proposta de oferecer às crianças opções que vão além do currículo e do âmbito da Escola. Uma delas é a Fanfarra Mirim, iniciada em maio deste ano. Após quatro meses de ensaios, o grupo composto pelos alunos do Pré-escolar II participou do Desfile Cívico de 07 de Setembro, mostrando o resultado de todo esforço e dedicação.

O secretário de Educação, José Lembeck, destaca que a música, a dança e as demais artes fazem parte do dia a dia dos alunos, independente de sua classe socioeconômica.  “Como é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciada. O projeto tem como objetivo principal desenvolver habilidades e disciplina através do manuseio de instrumentos musicais, servindo como atividade de educação e lazer, integrando-os através da música, a fim de estimular a melhora no desempenho em outras disciplinas/atividades”, enumera.

A integração de músicas e dança, de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados, traz inúmeros benefícios para as crianças. Entre eles auxilia o desenvolvimento de habilidades corporais e harmônicas; desenvolve a percepção auditiva, corporal e a memória musical; estimula o raciocínio, a atenção, o limite e a criatividade, além de desenvolver a coordenação motora.

A coordenadora do projeto, a professora de Educação Física, Mayane Mattei Beckhauser, acrescenta que através da Fanfarra Mirim é possível estimular os alunos que têm aptidão para tocar algum instrumento musical para que desenvolvam essas habilidades. “Podemos descobrir novos talentos, despertando nas crianças o interesse pela música e pelos instrumentos. Além disso, vivenciamos momentos de descontração, alegria e aprendizado”, completa a professora.