Construção de ponte em ritmo acelerado

As obras de construção da ponte de concreto armado na localidade de Rio dos Bugres seguem dentro do cronograma esperado. Nesta semana, após a interdição do local para a retirada da antiga estrutura de madeira, a equipe da empresa Base Pré-Fabricados realiza a fase da mesa-estrutura, ou seja, verificação dos pilares e aparelhos de apoios das cabeceiras, além da execução das vigas transversinas, fundamentais para dar apoio às lajes.

Na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro, o prefeito Lindomar Ballmann visitou as obras, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling e da engenheira da Prefeitura, Kátia Maria Felisberto Vandresen. “Estamos confiantes com o andamento dos trabalhos, e iremos averiguar cada passo executado. É uma segurança para a administração municipal, tanto para a nossa população que espera ansiosamente pela conclusão deste pacote de obras que previa a execução de 11 pontes no município de Rio Fortuna”, argumenta o prefeito.

Com 29 metros de comprimento e 4 metros de largura, a ponte na localidade de Rio dos Bugres dá acesso ao município de Santa Rosa de Lima. A previsão de execução é 90 dias e até a conclusão da obra os motoristas devem evitar o tráfego no local, utilizando rotas alternativas.  Por isso, é importante a compreensão da população nos próximos meses.

Relembre o caso

O convênio firmado em 2010, na gestão do ex-prefeito Silvio Heidemann, previa a construção de 11 pontes de concreto nas comunidades do interior, das quais seis foram executadas. Entretanto, devido a entraves burocráticos, o Executivo não pode dar seqüência ao projeto.  “Quando assumimos a gestão, lutamos para que as pendências fossem resolvidas, e com isso um contrato firmado com a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, foi refeito para a construção das cinco pontes restantes”, analisa o prefeito de Rio Fortuna.

As novas estruturas irão substituir as pontes de madeira localizadas comunidades de Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu, com um investimento total de mais de R$300 mil.