Ação de conscientização é promovida no Dia da Árvore

Extremamente importante para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema, às árvores detém inúmeros benefícios para a sobrevivência do homem. Proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca, diversos frutos que nos alimentam, flores e sementes. No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.  E foi esta a temática apresentada através de uma atividade de educação ambiental na Escola Municipal Professor José Boeing, durante a sexta-feira, 21.   Duas turmas do CEI Analíria Willemann de Freitas também participaram do projeto.  

A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou com uma reflexão com os alunos no pátio da unidade de ensino. O técnico Arlindo Bloemer debateu sobre a importância da árvore, os cuidados com o meio ambiente, e a contribuição que os cidadãos devem ter de preservação.  Após, foi realizado o plantio de mudas nativas no canteiro central da Avenida Sete de Setembro. Com a supervisão do técnico Arlindo e do secretário de Agricultura, Evaldo Borghesan Zanelato, os alunos ajudaram a cultivar pés de manacá, ipê, bolão de ouro, pata de vaca e canela. No ato, cada turma recebeu orientações de como cuidar das plantas, pois atuarão como guardiãs, sendo responsáveis pela espécie que plantou.  

“Precisamos incentivar desde a infância a proteção do meio ambiente, com atitudes que trazem benefícios à natureza. Inserindo o aluno nesta vivência, através do plantio de árvores, se desperta um sentimento de responsabilidade e cuidado com o meio onde vivemos”, destaca o secretário de Educação, José Lembeck.

O secretário de Agricultura evidencia que além do aspecto da preservação ambiental, as árvores irão contribuir para o embelezamento da cidade. “As mudas cultivadas são espécies floríferas, ou seja, irão produzir frutos, sombras e flores. A cidade ficará mais florida e bonita, sendo um atrativo tanto quem mora e para quem visita”, completa.

Cerca de 400 mudas nativas também foram distribuídas para os alunos, através de uma parceria com a Cerbranorte.