Gemeindefest coroa aniversário de Rio Fortuna

Ao completar 60 anos de emancipação político-administrativa em 21 de junho, Rio Fortuna não poderia ter outra comemoração diferente. As festividades alusivas ao aniversário foram concentradas durante a 3º Gemeindefest, que significa Festa das Comunidades. O evento ocorreu no Centro Comunitário São Marcos, nos dias 16 e 17 de junho, com o objetivo de resgatar a história e cultura das comunidades do município de Rio Fortuna.  Paralelo, ocorreu a 1ª Feira de Gastronomia. Além de resgatar sua história, as comunidades prepararam com carinho uma grande mostra de produtos típicos do campo, comercializados durante o evento. 

A programação iniciou no sábado a tarde com o 33º Encontro de Corais da 20ª Região do PROCANTO e às 18 horas foi celebrada uma missa solene, onde Rio Fortuna foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria. A abertura oficial ocorreu às 19h, com a presença de autoridades.  No interior do Centro comunitário São Marcos, todas as comunidades envolvidas na festa estiveram com stands, com intuito de resgatar e apresentar à comunidade a sua cultura e história.  

O prefeito Lindomar Ballmann reitera que o evento contou com grande adesão do público. “É com grande honra que celebramos esta data marcante, o aniversário de 60 anos de Rio Fortuna, com uma festa típica para nossos riofortunenses. É a eles que devemos os parabéns, pois construíram a história do nosso município”, menciona o chefe do Executivo.   

A noite de sábado seguiu com apresentações culturais da Banda Municipal Roberto João Tenfen, Corais da 20ª Região do Procanto, Grupo Folclórico de Dança Alemã e Grupo da 3º Idade de Rio Fortuna. Baile Show com a banda Humanação e concurso de chopp em metro completaram as atrações.  Um dos destaques foi à reapresentação da Banda Municipal. “A Banda, iniciada há alguns anos, é um sonho de nossos munícipes. Resgatamos o projeto e após três meses de ensaios, o grupo se reapresentou a comunidade. É um grande orgulho, pois a banda é uma referência cívica, cultural e social de Rio Fortuna”, destaca Ballmann.      

A Gemeindefest seguiu durante o domingo, 17, com missa celebrada e cantada em alemão, relembrando os colonizadores que se estabeleceram na cidade. A celebração contou com a presença e participação dos alunos do Deutschkurs (curso de alemão da Paróquia São Marcos). Às 10 horas foi realizado o desfile temático com a participação de 19 comunidades e 13 entidades de Rio Fortuna, além dos municípios convidados Santa Rosa de Lima, São Martinho e São Pedro de Alcântara. Através do desfile, cada comunidade realizou um resgate dos aspectos de sua colonização e desenvolvimento tanto na parte econômica, como também cultural e religiosa. Entre os temas apresentados destaca-se a evolução da agricultura, progresso dos meios de locomoção, atuação do setor madeireiro, produção de hortifruti, fumicultura, fabricação de tijolos, pujança  dos equipamentos agrícolas. Destaques da língua alemã, representação dos casamentos antigos, homenagens aos idosos, bem como beneficiamento da cana de açúcar e aproveitamento da mandioca na alimentação também foram apresentados aos riofortunenses.  

Já à tarde, após o almoço, o público ainda pode conferir as apresentações culturais do Clube Aurora dos Idosos de Aiurê, Grupo Folclórico de Dança Alemã e Grupo da 3º Idade de Rio Fortuna.  Os moradores da comunidade de Rio Branco, Gabrieli e os trigêmeos Vitória, Afonso e Matheus, também subiram ao palco e abrilhantaram com canções em língua alemã. Para fechar,  o Gemüse Fest Wolts Tanz Grupp de Santa Rosa de Lima, apresentou suas belas coreografias da cultura alemã. Após, o baile foi conduzido pela banda Germânica, de Blumenau.

Durante a 3º edição da Gemeindefest ocorreu o tradicional concurso de chopp em metro.  Ao total, foram realizadas seis baterias. O campeão de cada etapa se qualificava para a final, realizada no encerramento do evento. O riofortunense Djonata Viana foi o grande campeão, ao consumir todo o chopp da tulipa em menos tempo.    

 

60 anos de emancipação

Reconhecida nacionalmente pela excelente qualidade de vida, Rio Fortuna completou 60 anos de emancipação político-administrativa na quinta-feira, 21 de junho.  Durante as festividades, o público cantou os parabéns ao município com o tradicional corte do bolo. O prefeito Lindomar Ballmann e o vice-prefeito Neri Vandresen, acompanhados de suas respectivas esposas, Cristiani Brettos Goulart Ballmann e Anastácia Dela Justina, bem como da Realeza do Município de Fortuna, conduziram o momento em comemoração ao aniversário da cidade.  

“Embora seja definida como uma cidade pequena, em torno de 4.500 habitantes, Rio Fortuna sempre foi motivo de orgulho para o seu povo. A Gemeindefest coroou este aniversário, uma data importante, sendo um momento mágico em que resgatamos a história das comunidades que integram o município”, finaliza o prefeito Lindomar Ballmann.         

 

 Todas as fotos do evento estão disponíveis na Fanpage do Município: www.facebook.com/municipioderiofortuna