Eleição para conselheiro tutelar será neste domingo

Neste domingo, 10 de junho, acontecerá a eleição suplementar para conselheiro tutelar em Rio Fortuna. A eleição, realizada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ocorre na Escola Municipal Professor José Boeing, das 08 às 17 horas.  Está aberta uma vaga para titular e cinco para suplentes.     

As eleições para o Conselho Tutelar são unificadas em todo Brasil, com mandado para quatro anos. Entretanto, há possibilidade de ocorrer eleição suplementar quando não houver mais suplentes que assumam os cargos. Fato que está acontecendo no município, cabendo ao CMDCA convocar a eleição suplementar.  “É importante que os cidadãos inscritos como eleitores no Município de Rio Fortuna e que estejam com o título eleitoral em dia participem, pois além do exercício da cidadania, os munícipes escolherão representantes para o cargo de conselheiro tutelar, que tem a função de garantir os direitos das crianças e adolescentes diante de uma possível violação de direitos”, destaca a presidente do CMDCA, Simone Moreira.  

São quatro candidatas inscritas: Maria Rafaela Vanderlinde, Dayane Dela Justina, Fabiana Soethe e Jecica de Freitas. A mais votada assumirá, efetivamente, o cargo de conselheiro tutelar, com mandato até 09 de janeiro de 2020.  As demais candidatas serão consideradas suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação.  

O voto é sigiloso, sendo que o eleitor votará em cabina indevassável. Na cabine constará a relação de todos os candidatos, com seu respectivo número. Apenas um deverá ser indicado na cédula.  Para votar, o eleitor deverá levar documento com foto.

A eleição será fiscalizada pelo Ministério Público. O resultado será publicado no dia 11 de junho.