Gemeindefest: encontro de cultura e tradição

Desfiles temáticos, apresentações culturais, bailes típicos e concurso de chopp em metro são algumas das atrações da 3ª Gemeindefest.  A Festa das Comunidades ocorre nos dias 16 e 17 de junho e fará parte das comemorações alusivas aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. Paralelo, ocorre ainda a 1ª Feira de Gastronomia de Rio Fortuna.     

O prefeito Lindomar Ballmann destaca que o evento tem como intuito de resgatar as tradições e costumes dos antepassados, sendo um importante encontro de cultura e tradição.  “É uma oportunidade de resgatarmos a história das comunidades que formam o nosso município. Através da Feira da Gastronomia, com a exposição de produtos típicos de cada localidade e o desfile temático, as comunidades vão transmitir a sua essência, ou seja, expor os aspectos que contribuíram para ao desenvolvimento e a transformação do município”, relata Ballmann. “Em 21 de junho, Rio Fortuna comemora seu 60º aniversário, por isso iremos concentrar essa comemoração durante o evento”, completa.  

A abertura oficial da Festa das Comunidades será realizada no sábado, 16 de junho, no Centro Comunitário São Marcos, às 19 horas.  Entretanto, durante a tarde, ocorrerá o 33º Encontro de Corais da 20ª Região do PROCANTO e às 18 horas Missa em comemoração aos 60 anos de emancipação de Rio Fortuna. Após a abertura oficial, iniciam-se as apresentações culturais, Baile Show com a banda Humanação e concurso de chopp em metro. No domingo, 17, uma missa celebrada e cantada em alemão às 8h30min abre a programação. Às 10 horas acontece o desfile temático com a participação das comunidades e entidades de Rio Fortuna, e às 11h30min abertura dos estandes no Centro Comunitário. Ao meio-dia haverá almoço típico, por adesão.  À tarde segue com apresentações culturais e após será servido bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Ainda haverá Baile Show com a banda Germânica e concurso de chopp em metro. O encerramento está previsto para as 19 horas.     

A 3ª Gemeindefest é uma realização do Município de Fortuna e conta com apoio da Câmara de Vereadores de Rio Fortuna e Governo do Estado de Santa Catarina.