Secretaria de Saúde promove ações alusivas ao Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Rio Fortuna intensifica as ações para prevenção, promoção e recuperação da saúde mental, de forma a contribuir com a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.  

Além de uma decoração alusiva na Unidade Básica de Saúde, para chamar atenção para o tema, o setor realiza diversas ações de orientações sobre a campanha, desde publicações nas redes sociais do Cras (facebook e instagram) sobre o Setembro Amarelo; participação das psicólogas na rádio da cidade, em um bate papo para esclarecimentos, desmitificar a ideia do suicídio e incentivar a promoção da saúde mental, bem como disseminação de informações pelos grupos das agentes de saúde no WhatsApp. Outra ação é voltada para os funcionários da Saúde, com um acolhimento dos colaboradores para que este olhe para si também, para sua saúde mental, para assim bem atender a população.  

“Saúde mental é uma questão fundamental para se ter qualidade de vida. E em tempos de pandemia, precisa-se ter uma atenção ainda maior. Nossas equipes estão empenhadas em conscientizar a população sobre esse tema tão sensível e em fazer os encaminhamentos necessários para os serviços e tratamentos que ajudam as pessoas nos cuidados psíquicos”, ressalta o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Lindomar Ballmann. 

A porta de entrada para o acolhimento é sempre a Unidade Básica de Saúde. Para isso, o Município de Rio Fortuna dispõe de uma estrutura apta a atender e acolher os pacientes. “A rede de atenção à saúde mental conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e psiquiatra. O acolhimento pressupõe em dar atenção ao indivíduo de maneira que o mesmo se sinta confortável para receber um atendimento ímpar. Todos os casos passam por uma triagem e são encaminhados para o tratamento adequado” , completa o secretário.   

Segundo a psicóloga da rede, Gisela da Silva, o melhor caminho é falar sobre as emoções e sentimentos e procurar atendimento quando não estiver sentindo-se bem. “Há profissionais habilitados para escutar, acolher, sem julgamentos ou preconceitos e juntos buscar um melhor caminho”, informa.  

 

Dados preocupantes  

Os números reforçam a importância da campanha mundial. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

Em Santa Catarina, no ano de 2020, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registrados 769 suicídios, dos quais 79% (611) foram cometidos por pessoas do sexo masculino. Em 2021, até o mês de julho, mantém-se proporção semelhante, com 416 registros (336 do sexo masculino).

O Ministério da Saúde destaca que não há como detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, porém ela pode dar alguns sinais que devem chamar atenção da família e de amigos, como isolamento, abuso de álcool e outras drogas, mudanças bruscas de humor, diminuição do autocuidado e até a automutilação. Esses sinais, especialmente quando se manifestam constantemente, requerem atenção especial.