Ação cooperativista entre as melhores do Estado

A Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna, participante do Programa Cooperjovem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), teve uma das ações selecionadas entre as melhores do Estado. Trata-se da “Pracinha dos Valores”, desenvolvida com os alunos pela professora Nívia Ricken Turazzi e psicóloga Gisela da Silva, onde os próprios estudantes elaboraram preceitos para uma boa convivência e expuseram na Praça Ludgero Carlos Loch.   

A ação estampa o livro “Boas Práticas de Educação Cooperativa”, lançado durante o 6º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. O evento ocorre de 04 a 06 de abril, em Florianópolis, com o objetivo de proporcionar a interação e o intercâmbio de experiências entre os participantes, visando fortalecer as ações do programa para 2018.  “Ficamos realmente felizes pelo reconhecimento, pois foram selecionadas 27 ações dentre as 84 escolas que participam do programa no estado de Santa Catarina. O livro compartilha práticas pedagógicas apoiadas em princípios cooperativistas que se destacaram pelo caráter exemplar e com potencialidade para serem resignificadas em diferentes contextos”, destaca a psicóloga Gisela.

Numa parceria entre a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) com as escolas de Rio Fortuna e Braço do Norte, o programa Cooperjovem é realizado com objetivo de levar informação e difundir os princípios e a filosofia do cooperativismo aos estudantes. “Desenvolvemos o Projeto Educacional Cooperativo (PEC), que envolve toda a escola, família e comunidade em ações que estimulem uma convivência cooperativa. A Pracinha dos Valores foi uma destas ações, e com este reconhecimento temos a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca a coordenadora do projeto em Rio Fortuna, Nívea Ricken Turazzi. “Neste ano, a prática será ampliada e acontecerá novamente com novos alunos”, antecipa.

O lançamento do livro foi acompanhado pelas profissionais da unidade de ensino, professora Nívia Ricken Turazzi e psicóloga Gisela da Silva, além da representante da Cerbranorte, Vanessa Fernandes Schwanz.