CEDUP José Buss é oficialmente entregue

Em solenidade na manhã desta segunda-feira, 14 de fevereiro, o Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) José Buss foi oficialmente inaugurado pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.  A construção da unidade escolar foi iniciada em 2011 a partir de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, para atender a uma demanda histórica por ensino profissionalizante na região.

Para o prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen, a história e o desenvolvimento da região ficarão marcados a partir da inauguração. “Aqui é um espaço onde teremos muitos técnicos, não só para Rio Fortuna, mas para toda a região. A nossa região terá um antes e um depois do Cedup. Para todos vocês, profissionais da educação, fica o nosso reconhecimento por terem essa bravura, e também o nosso agradecimento ao Governo do Estado por ter investido e acreditado neste nosso sonho”, resume.

Ao todo, a unidade do CEDUP foi construída em uma área total de 5,5 mil metros quadrados e tem capacidade para atender até 2,5 mil alunos. Houve investimento de cerca de R$ 10 milhões para a construção e conclusão do prédio, sendo R$ 7,8 milhões com recursos do governo federal e R$ 2,2 milhões pelo Governo do Estado.  Também houve investimento de R$ 634 mil em recursos estaduais para a compra de equipamentos de tecnologia e mobiliários para as salas de aula e laboratórios.

Serão oferecidos na unidade os cursos técnicos e profissionalizantes de Enfermagem, Alimentos, Vendas e Magistério. As atividades escolares no novo Cedup, que conta com 30 profissionais de educação no quadro docente, iniciam nesta semana com oito turmas de ensino técnico e mais três turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O diretor do Cedup José Buss, Marcos André Roecker, agradeceu o empenho do Governo do Estado para garantir a conclusão da obra na unidade. “É muito gratificante ver que a população da nossa região terá a oportunidade de se aperfeiçoar, melhorando sua qualidade de vida e dos serviços prestados, e consequentemente com o desenvolvimento da comunidade’, completa.

Participaram da solenidade de inauguração, o deputado estadual Volnei Weber; além de vereadores, demais autoridades do município de Rio Fortuna e região,  equipe gestora, professores, alunos e demais convidados.

O CEDUP

A construção do prédio foi iniciada em 2011, até que houve a identificação de problemas na execução da obra. Enquanto aguardava novas intervenções, o prédio foi alvo de vandalismo e de furtos. A obra foi retomada pelo Governo do Estado, inicialmente com o levantamento das intervenções necessárias e depois com a obra de conclusão da estrutura, finalizada nas últimas semanas.

A estrutura da nova unidade conta com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, refeitório e ginásio poliesportivo. Os alunos matriculados na unidade também têm à disposição oito laboratórios para atividades práticas de Química, Biologia, Matemática, Física, Línguas, Informática e Agricultura (duas salas).