Educadores debatem sobre CONAE 2018

Profissionais da Educação e estudantes participaram na manhã de quarta-feira, 04 de abril, em Rio Fortuna, da Conferência Municipal de Educação para tratar sobre a realização da  III Conferência Nacional de Educação – CONAE/2018. O tema da CONAE/2018 é “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação- PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O grupo fez o estudo e a discussão orientados pelo Documento Referência elaborado pelo Fórum Nacional de Educação, com ênfase em um dos eixos estabelecidos pelo Documento Referência – eixo VII, que se refere aos Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

Para o secretário de Educação, José Lembeck, os resultados foram positivos, visto que houve boa participação e discussão do tema proposto. “Uma discussão bem válida quanto às propostas de alterações em especial sobre a valorização e formação dos profissionais que trabalham com a Educação. As intervenções serão apresentadas e debatidas na Conferência Intermunicipal, podendo sofrer mais sugestões, para a elaboração do Documento-Base para a etapa estadual e finalizando com a Conferência Nacional de Educação”, menciona o secretário.

Durante a Conferência Municipal também foi realizada a eleição dos delegados para a etapa Intermunicipal, podendo ter representantes do município para a etapa estadual. “O principal objetivo da etapa municipal é de contribuir com a avaliação e com proposições nos avanços e desafios de políticas públicas educacionais na implementação do plano nacional, estadual e municipal de educação para consolidar a estruturação do Sistema Nacional de Educação. Para isso, é necessário um processo de debate democrático com a participação efetiva de diversos segmentos para discutir os rumos da educação brasileira”, completa o secretário.

A Etapa Nacional da CONAE 2018 acontecerá nos dias 21,22 e 23 de novembro de 2018, sendo precedida de conferências municipal, distrital e estadual, articuladas e coordenadas pelo Fórum de Educação de cada esfera governamental.