Comunidades rurais beneficiadas com acesso à internet

O Município de Rio Fortuna já está habilitado a integrar ao primeiro lote do Programa Internet para Todos, cujo objetivo é ofertar banda larga às localidades sem conectividade ou com acesso precário à internet. Em Brasília, o prefeito Lindomar Ballmann participou da Cerimônia de Assinatura do Termo de Adesão. A solenidade aconteceu na tarde de segunda-feira, 12 de março, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.  “Assim como as demais cidades beneficiadas nesta primeira fase, Rio Fortuna receberá as antenas em maio. A operação será feita pela empresa Viasat, contratada pela Telebras”, resume Ballmann.  

 Ainda na oportunidade, foi sancionada a matéria que trata do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) e que autoriza o repasse de R$ 2 bilhões aos municípios. Rio Fortuna deverá ser beneficiado com R$146 mil, dos quais 30% serão investidos na Saúde, 30% na Educação e 20% no Social.  “A expectativa é que este valor seja repassado o quanto antes, o que vai trazer um alívio para a máquina pública municipal”, enfatiza o prefeito.    

 O chefe do Executivo permanece em Brasília nesta terça-feira, 13 de março, onde irá participar de reuniões nos gabinetes dos deputados federais, a fim de pleitear recursos para o Município. Também irá cumprir agenda no Ministério das Cidades. Na pauta de discussão, o programa Avançar Cidades, cujo objetivo é emprestar recursos federais aos municípios para investimento em obras de mobilidade e saneamento básico. Já no Ministério da Integração Nacional, Ballmann irá articular junto à Defesa Civil os devidos encaminhamentos para a conclusão do convênio para a construção de 11 pontes. “O convênio assinado em 2012 estava emperrado por algumas divergências. No ano passado assinamos um contrato com a Defesa Civil a fim de regularizar o projeto, e o Município realizou a devida licitação para a contratação de empresa que irá dar seguimento a construção das cinco pontes restantes”, conclui.  

O retorno do prefeito está previsto para esta quarta-feira.