Agricultura promove ações de combate ao borrachudo

A secretaria de Agricultura deu início ao programa de combate ao mosquito borrachudo. No dia 11 de abril, uma equipe técnica vistoriou o córrego do Rio Café de cima. O objetivo é demarcar os pontos que receberão o BTI, inseticida utilizado no combate ao mosquito. A aplicação será feita nos próximos dias.
De acordo com o secretário Silvestre Tenfen, o Rio Café é a comunidade mais afetada pelos insetos. "O levantamento foi feito desde a nascente do córrego até o centro da cidade", conta. Em seguida, a equipe deve fazer o levantamento dos córregos do Rio Café de baixo. A intenção da secretaria é pôr em prática um programa para o controle do borrachudo. "Depois de aplicar o BTI, vamos trabalhar com a conscientização da população, repovoar os córregos, eliminar pontos de contaminação e recuperar a mata ciliar", explica Tenfen. "Mas para que dê certo, precisamos do apoio da comunidade", enfatiza.
O problema com o borrachudo não é recente. O casal Ludgero e Salete Schuelter lida com o incômodo mosquito há cerca de 15 anos. "A situação piora nos dias quentes com ameaça de chuva", conta Ludgero. Os mosquitos atrapalham o trabalho na lavoura e o lazer ao ar livre. "Mantenho sempre portas e janelas fechadas para que eles não entrem em casa", fala Salete. Para o casal, a aplicação do BTI pode diminuir a presença dos mosquitos. "Na época em que o produto era aplicado, não tinha tanto borrachudo", recorda Ludgero. O morador da comunidade do Rio Café também lembra que é preciso preservar os córregos para evitar a proliferação dos mosquitos.